Além de concorrer ao prêmio de carro do ano, o Toyota C-HR também disputa pelo título de melhor design pelo World Car of the Year 2017
Divulgação
Além de concorrer ao prêmio de carro do ano, o Toyota C-HR também disputa pelo título de melhor design pelo World Car of the Year 2017

Muitas publicações fazem as suas premiações para decidir qual o melhor carro do ano. Acima de todos os prêmios está o oficial, o World Car of the Year, eleito por um júri formado por 48 jornalistas de 22 países. Após passar os candidatos por uma peneira, a organização divulga a lista dos finalistas das seis categorias: Carro do Ano , carro urbano, carro de desempenho, carro de luxo, design automotivo e carro “verde”.

LEIA MAIS:  Saiba quais são os 10 carros turbo mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

As cinco categorias menores tem cinco finalistas cada, enquanto o prêmio de Carro do Ano 2017 tem 10 concorrentes. A novidade para este ano é a inclusão da nova modalidade de World Urban Car, para compactos que tenham comprimento de 1 a 4 metros. Um dos candidatos é o Ford Ka, vendido na Europa sob a alcunha de Ka+ e que participará de uma disputa forte contra BMW i3, Citroën C3, Smart Cabriolet e Suzuki Ignis.

Na premiação principal, concorrem Audi A5 Coupe, Audi Q2, Audi Q5, Fiat 124 Spyder, Honda Civic, Jaguar F-Pace, Mazda CX-9, Skoda Kodiaq, Toyota C-HR e Volkswagen Tiguan. Até aqui os SUVs estão dominando, pois 7 dos 10 finalistas são utilitários, enquanto temos o A5 na versão cupê, o cupê esportivo 124 Spyder e o Civic na versão hatchback. Os hatches e sedãs, como o novo Chevrolet Cruze Sport6 e o Hyundai Elantra,  acabaram na lista de eliminados.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que vão mudar até o fim do ano. Fique de olho antes de comprar

Algumas categorias terão brigas acirradas, como o World Car Design. Os jurados terão que escolher entre Audi A5 Coupe, Jaguar F-Pace, Mazda CX-9, Mercedes-Benz Classe S e Toyota C-HR. Para o World Performance Car, a lista inclui Aston Martin DB11, Audi R8 Spyder, Honda NSX, McLaren 570S e Porsche Boxster. Os candidatos ao World Luxury Car são Bentley Bentayga, BMW Série 5, Genesis G90, Mercedes-Benz Classe E e Volvo S90.

De olho nos modelos “verdes”, o World Green Car tentará escolher qual foi o melhor carro ecologicamente correto de 2017. Deve ser a pior categoria, pois a concorrência é forte. Temos o Chevrolet Bolt, com sua proposta de automóvel elétrico barato e que já ganhou outros prêmios pelo mundo. O híbrido Toyota Prius Prime, capaz de fazer até 71,4 km/l, não vai deixar barato para o hatch da GM. E ainda temos o híbrido Hyundai Ioniq, o elétrico Tesla Model X e o Honda Clairty FCV, modelo movido a célula de combustível e que foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016.

LEIA MAIS:  Saiba mais quais os 10 carros com os menores custos de manutenção do mercado

Confira os candidatos ao prêmio de carro do ano do World Car of the Year 2017:

World Car of the Year (Carro do ano)


World Luxury Car (Carro de luxo)


World Performance Car (Carro de desempenho)


World Urban Car (Carro urbano)


World Car Design (Design automotivo)


World Green Car (Carro ecológico)


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!