A JAC Motors resiste à crise do mercado no Brasil enquanto o governo não revela como será o novo regime automotivo que entrará no lugar do Inovar-Auto. O utilitário T5 está ajudando, pois colocou a marca de volta à primeira colocação entre as chinesas no País. Para aumentar seu rendimento, começarão a vender um novo SUV a partir de junho, e que recebeu o nome de JAC T40 (acreditava-se que seria batizado como T3 ).
LEIA MAIS: JAC T5 CVT: SUV fica mais cômodo, mas para quem não tem pressa
O plano é bem simples. O JAC T40 será posicionado abaixo do T5, de forma a brigar com os aventureiros Honda WR-V, Hyundai HB20X , Volkswagen CrossFox e alguns utilitários de entrada, como Chery Tiggo 2 , Renault Duster e, até que seja reestilizado, Ford EcoSport. Preços ainda não foram revelados mas, considerando que o T5 de entrada custa R$ 66.490, podemos esperar por valores próximos a R$ 60 mil.
Pode ser mais esperto na hora de acelerar do que um SUV maior. Vem com o mesmo motor 1.5, de 127 cv e 15,7 kgfm a 4.000 rpm. A vantagem é que está em um veículo menor e, consequentemente, mais leve, ajudando no desempenho do pequeno crossover. No momento, a única opção de câmbio confirmada é o manual de cinco marchas. No entanto, como existe versão do T40 na China com transmissão CVT, não duvide por uma versão com essa caixa no futuro.
Crescer aos poucos
A esperança do grupo SHC, controladora da JAC Motors no Brasil, é sair do momento ruim do mercado automotivo nacional e conseguir voltar a crescer. “O porcentual nem interessa muito, o que importa é a inversão da curva”, explica Sergio Habib, presidente da JAC no País. “Em um mercado que continua caindo, escapar dessa tendência é fundamental. Estamos satisfeitos por ter acertado no lançamento do T5 CVT, que é o grande responsável por essa mudança positiva”.
LEIA MAIS: 5 SUVs seminovos por até R$ 45 mil. Confira a lista completa
Embora seja um desempenho pequeno comparado com os líderes de mercado, o T5 CVT ajudou muito a marca. Em dezembro, as vendas passaram de 96 unidades para 176 unidades, quase o dobro. No primeiro mês de 2017, o resultado foi ainda melhor, com 186 veículos emplacados, mais do que as 74 unidades do Lifan X60 , o modelo chinês que mais vendeu em 2016. Foi o suficiente para a JAC crescer quase 2%, em um momento que o mercado nacional recuou 4,13%.
LEIA MAIS: Lifan tem mais três SUVs na manga para o Brasil. Saiba mais detalhes
Com isso, o JAC T40 terá um papel muito importante. A Lifan tem apenas mais um modelo além do X60 , o defasado sedã 530 . A outra chinesa no mercado é a Chery que, mesmo com uma fábrica em Jacareí (SP) produzindo três carros ( Celer hatch , Celer sedã e New QQ ), emplacou apenas 758 veículos em 2016. Terão mais um modelo nacional, o utilitário Tiggo 2 , modelo que irá brigar diretamente com o T40 .