Como diz a música, o Papa é Pop, mas também é elétrico. O Vaticano anunciou que o Papa Francisco escolheu o Nissan Leaf como novo papamóvel, doado pela empresa de consultoria alemã Wemuth Asset Management GmbH. A companhia apresentou quatro estudos para transformar a cidade-estado em um dos primeiros locais do mundo com 100% de energia renovável e sem emissões de poluentes.
LEIA MAIS: Van elétrica da Nissan é transformada em inédito escritório inédito
O plano muda um pouco a vida automotiva do Papa Francisco, já que ele irá abrir mão do Ford Focus que usava como papamóvel no Vaticano. E isso pode afetar também seus futuros papamóveis – mais do que a política do atual pontífice de não usar carros blindados. Com essa mudança, paramos para lembrar dos papamóveis mais bacanas que já serviram à figura mais importante da Igreja Católica.
No entanto, até que venha o próximo Papa, iremos ver modelos mais comuns, já que o Papa Francisco é contra os carros blindados que, em sua visão, o deixam longe dos fiéis, justamente o contrário do papel que deveria desempenhar – mesmo que corra risco com tentativas de assassinato. E, como ele próprio gosta de guiar pelo Vaticano, acaba escolhendo automóveis mais fáceis de dirigir.
A lista de veículos é enorme, passando de grandes limosines como Mercedes-Benz Classe S, Lincoln Continental, por grandes utilitários como o Mercedes-Benz Classe M e picapes como Isuzu D-Max. Usou até mesmo carros baratos - quando visitou o Brasil em 2013, saiu da Base Aérea do Galeão em um Fiat Idea sem qualquer adaptação. Relembramos os 10 mais interessantes que já passaram pelas mãos dos Papas.
1 - Mercedes-Benz Classe M
A Mercedes-Benz, se quisesse fazer uma propaganda envolvendo a Igreja, poderia se intitular a marca oficial do Papa – só que a época já passou. Um dos últimos modelos utilizados foi um Classe M 430, transformado em papamóvel, com a adição de vidros a prova de bala e uma posição mais alta para o passageiro.
2 - Jeep Wrangler
O Papa anda até de jipe. No caso, um Jeep Wrangler, criado pela fabricante para a visita aos EUA em 2015. Como ele fez um tour pelo país, ao invés de levar o papamóvel para todos os lados, recebeu mais algumas unidades, além das que serviram de reserva em caso de pane. Além do estilo off-road, o para-lama traseiro era largo o suficiente para que parte dos seguranças ficasse de pé sobre ele.
LEIA MAIS: Batmóvel com 340 mil peças de Lego vai ao Salão de Detroit. Veja detalhes
3 - Mercedes-Benz 230 G
Nem sempre o Papa recebe um novo veículo quando visita algum país. Em alguns casos, ele leva seu próprio carro para garantir sua segurança. Foi o caso do Mercedes-Benz G-Wagen que fazia parte da frota do Papa João Paulo II. Era quase que um xodó, já que acompanhou o pontífice em muitas viagens, até mesmo aos Estados Unidos.
4 - SEAT Panda Marbella Papamóvil
Quando o Papa João Paulo II visitou a Espanha em 1982, a montadora local SEAT preparou um veículo que é muito mais a cara do Papa Francisco. O Panda Marbella Papamóvil tornou-se o menor papamóvel já utilizado pelo pontífice. A única “proteção” que ele tinha é a grade em volta da área onde ficava de pé. Bem humilde comparado com os Mercedes-Benz que eram usados em outros países da Europa.
5 - Leyland Motors Popemobile
Se o SEAT Panda foi o menor papamóvel da história, o Leyland Popemobile de 1982 é o maior deles. A fabricante de caminhões trabalhou duro, criando um veículo de mais de 24 toneladas e com o conhecido cubículo de vidro de onde o Papa pode observar os fiéis. Pelo menos ele não podia reclamar do espaço, praticamente um apartamento comparado com o pequeno Panda.
6 - Lincoln Continental Lehmann-Peterson
A lista de limosines usadas pelo Papa é consideravelmente longa. Uma das mais interessantes foi a Lincoln Continental Lehmann-Peterson utilizado na visita à Nova York (EUA) em 1965 pelo Papa Paulo VI. Tinha um segundo para-brisa posicionado no meio do teto, para quando elevassem o assento do pontífice para que pudesse ser visto pela multidão.
LEIA MAIS: Confira os 5 carros mais famosos da história do cinema mundial
7 - Renault Kangoo ZE
O novo Nissan Leaf do Papa Francisco não é o primeiro carro elétrico usado pela maior autoridade do Vaticano. Seu antecessor, Papa Bento XVI, era conhecido por sua preocupação com o meio ambiente – alguns o apelidaram de “Papa Verde”. Locomovia-se pela Itália com um Renault Kangoo Maxi Z.E., a versão elétrica da van vendida na Europa, cedida pela própria marca francesa.
8 - Range Rover
Em 1981, quando estava passando pela Praça de São Pedro, no Vaticano, um terrorista turco atirou contra o Papa João Paulo II. Atingido duas vezes, o pontífice quase perdeu a vida. Foi assim que apareceu o primeiro papamóvel blindado, feito pela Land Rover e entregue durante a visita à Inglaterra – e que começou a tradição de criar veículos ainda mais seguros para proteger sua santidade.
9 - Toyota Land Cruiser
Um dos modelos mais inusitados foi o Toyota Land Cruiser que carregou o Papa João Paulo II em 1988. Usando o mesmo argumento de racionalidade usado pelos fãs dos carros japoneses, o Vaticano escolheu o utilitário por seu design e as necessidades de segurança, além do trajeto a ser feito por sua santidade.
10 - FSC Star 660
Tem carro comunista também e é um dos mais legais da lista. O FSC Star 660 foi utilizado pelo Papa João Paulo II em uma viagem à sua terra natal, a Polônia. O que torna esse papamóvel especial é o fato de ser um caminhão de bombeiro de seis rodas que passou por uma série de alterações, incluindo alguns pitacos do próprio pontífice. Virou um símbolo por muitos o considerarem uma crítica aos soviéticos – pouco depois, o regime comunista da Polônia caiu.