Casos de carros da Ford pegando fogo foram denunciados no mundo. Mas, neste caso, não afeta  carros no Brasil
Reprodução
Casos de carros da Ford pegando fogo foram denunciados no mundo. Mas, neste caso, não afeta carros no Brasil

A Ford começa mal o ano com o anúncio de uma campanha global para o reparo de mais de 570 mil veículos. O recall será feito por dois motivos diferentes. São 360 mil carros que podem pegar fogo por consequência do vazamento de aditivo do motor, e outras 211 mil unidades que apresentam um problema no trinco da fechadura que impede o fechamento das portas. Uma das campanhas pode afetar o Brasil, mas a fabricante ainda não confirmou nada a respeito no País depois do contato da reportagem de iG Carros.

LEIA  MAIS: Ford EcoSport, Ka e Ka + passam por recall por falha no cinto de segurança

O maior dos recalls é o de 360 mil carros da Ford na América do Norte e Europa, afetando C-Max híbrido, Escape, Fiesta ST, Focus, Fusion e Transit Connect, todos com o motor 1.6 EcoBoost. O aditivo pode vazar e, sem ele, o motor começa a superaquecer. Isso leva o cabeçote a trincar, fazendo com que vaze óleo do motor. Se encostar em partes quentes, pode iniciar um incêndio. A Ford confirma 29 casos no Canadá e nos EUA.

Segundo a fabricante, irão adicionar um sensor de nível de aditivo e uma luz de aviso no painel, para que o motorista saiba quando estiver faltando aditivo e a possibilidade de vazamento. Não especificaram se será feito algum tipo de reparo para evitar a perda de aditivo.

LEIA MAIS: Ford lança Fusion Hybrid no Brasil com foco na economia de combustível

Portas que não fecham

O segundo recall é de 211 mil veículos pelo trinco da fechadura defeituoso nas portas do Fiesta, Fusion e Lincoln MKZ. É uma falha antiga, que levou a convocação de mais de 3 milhões de veículos no mundo todo nos últimos três anos – inclusive já foi motivo para uma campanha no Brasil, envolvendo o Focus.

Como antes, o trinco da fechadura de cada porta pode quebrar, causando duas situações: A porta pode não fechar; ou ela pode abrir com o carro em movimento. Irão trocar novamente a peça de cada uma das portas dos modelos citados. A fabricante não comentou se encontrou uma solução definitiva para o defeito ou se a substituição é temporária, até que consigam criar um novo trinco.

LEIA MAIS: Ford Focus Fastback 2017 mostra seu tempero esportivo e sofisticado 

Brasil pode ser envolvido

Dos dois recalls da Ford, apenas o das portas tem uma chance de afetar os carros vendidos no Brasil, por tratar-se de uma falha causada pela forma como o trinco da fechadura foi criado, especificação técnica que também é utilizada por aqui. O caso do incêndio envolve apenas os motores 1.6 EcoBoost, que não são oferecidos no País. Procurada pela reportagem de iG Carros, a Ford do Brasil não respondeu sobre a possibilidade de uma nova campanha de recall.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!