Apesar do sucesso dos crossovers compactos, a Hyundai não tem um competidor para a Europa. Por lá, o menor SUV é o Tucson, pois não contam com a versão asiática do Creta/ix25. Isso irá mudar este ano, com a apresentação do Hyundai Kona, modelo inédito que deve ser apresentado em junho e que começará a ser vendido em outubro, para bater em Honda HR-V, Nissan Juke e Toyota C-HR.
LEIA MAIS: Hyundai Creta Prestige 2.0 mostra seu lado mais esportivo que o utilitário
Confirmado por meio de uma foto teaser, que mostra apenas o farol, o Hyundai Kona recebeu o seu nome como uma homenagem ao distrito de Kona, no Havaí – a marca gosta de usar nomes de locais turísticos para batizar seus utilitários. Pela imagem, os faróis serão bem finos, compostos por uma grande partem em LED. Claro, isso pode ser apenas a versão conceitual do crossover, mas não espere por isso, já que o lançamento nas lojas já está confirmado para outubro.
Informações ainda são bem escassas. Sabemos que será montado sobre a plataforma PB, a mesma usada nos Hyundai i20 e HB20 – o Creta utiliza a arquitetura do sedã Elantra e do hatch i30. Deve contar com os motores mais modernos que a marca coreana usa na Europa, como o 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta, além do 1.4 turbo, combinado ao câmbio manual de seis marchas ou automático, também de seis.
LEIA MAIS: Hyundai Creta 1.6 surpreende pelo desempenho e conforto. Veja as impressões
A Hyundai diz que o Kona será o melhor SUV do segmento, oferecendo mais espaço interno que os rivais e que foi desenvolvido para ser agradável de dirigir. A Kia deve seguir sua marca-irmã nos próximos meses, com o lançamento de sua própria versão. Também dizem que é um “verdadeiro SUV”, algo que leva a entender que terá uma configuração de tração integral.
Kona na Europa, Creta no Brasil
O lançamento do Hyundai Kona na Europa poderia ser mais animador, já que usa a mesma plataforma que o HB20. Só que a fabricante já lançou o Creta, criado para países emergentes e que será bem menos equipado do que o Kona. A única chance do novo crossover chegar ao Brasil é se a Hyundai decidir unificar os modelos na próxima geração, utilizando a mesma arquitetura. Até lá, continuaremos com o Creta.
LEIA MAIS: Hyundai Creta STC antecipa picape rival de Fiat Toro e Renault Oroch