Tamanho do texto

Esportivo será lançado na Europa até o fim do ano. No Brasil, ainda não há previsão de chegada da novidade da linha 2018 do cupê inglês

Jaguar F-Type 2.0  turbo estreia novo motor de 300 cv, mais leve e com menor consumo que o V6 sobrealimentado
Divulgação
Jaguar F-Type 2.0 turbo estreia novo motor de 300 cv, mais leve e com menor consumo que o V6 sobrealimentado

A Jaguar mostra a versão com o novo motor 2.0, turbo, de quatro cilindros, do cupê esportivo F-Type, como parte da linha 2018. O carro começa a ser vendido na Europa até o fim do ano e também estará disponível no Brasil, embora ainda sem uma data definida. Trata-se da opção mais em conta da linha, mas os preços oficiais não foram divulgados. De qualquer forma, agora a marca passa a oferecer 24 variações possíveis do F-Type no mundo.

LEIA MAIS: Jaguar venderá 10 unidades do clássico E-Type restauradas pela fábrica

O novo motor Ingenium 2.0, sobrealimentado, consegue gerar 300 cv, tornado-se o mais potente quatro cilindros produzido pela Jaguar até hoje. Tem potência específica de 150 cv por litro e consumo 16% menor que o V6, de 340 cv. Com o motor menor, houve uma  redução de peso de 52 kg no peso total do carro, o que contribui não apenas com o comportamento dinâmico,  mas também com a redução de emissões de poluentes.

Com câmbio automático de oito marchas Quickshift e tração traseira, o F-Type 2.0 turbo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atingir 250 km/h de máxima, ante 5,3 segundos da versão V6 Supercharged, que atinge 259 km/h. Entretanto, de acordo com a fabricante, o modelo de quatro cilindros pode fazer até 16,6 km/l com gasolina europeia (sem etanol), ante 14,3 km/l do V6.

LEIA MAIS:  Jaguar F-Type SVR, com motor V8 de 575 cv, desembarca oficialmente no Brasil

Novidades da linha 2018

No caso da versão de quatro cilindros, a marca inglesa teve que fazer alguns ajustes na suspensão, principalmente nas molas, por causa do peso mais baixo na comparação com o V6.Também mexeram no sistema de direção e no escapamento para que o ronco do F-Type 2.0 não decepcione. E como novidades da linha 2018 o carro tem disponível recursos como sistema que avisa sobre placas de sinalização, alerta sobre mudança indevida de faixa e controlador de velocidade adaptativo.

LEIA MAIS:  Atriz de "Velozes e Furiosos" atinge 320 km/h em cupê da Jaguar

No visual, as mudanças da linha 2018 do Jaguar F-Type são discretas e incluem para-choques reestilizados e faróis que usam apenas LED no lugar de lâmpadas convencionais. Além disso, a versão 2.0 turbo do cupê vem com nova saída de escapamento bem no centro do para-choque traseiro. Novas rodas de aro 18 também fazem parte do pacote de novidades. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.