A Volkswagen mostra imagens oficiais do novo utilitário esportivo que será fabricado sobre a mesma base do Golf, o T-Roc. O carro, que aparece nas fotos em testes em uma área de extremo calor, entrará no mercado para brigar com rivais como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e compahia. Entretanto, no Brasil, ainda não está confirmado que o SUV será vendido. Por aqui, o foco será na plataforma mais simples, a MQB A0, que será usada em uma nova família de modelos derivada do Polo e que vai incluir um crossover.
LEIA MAIS: Volkswagen promete 9 lançamentos no Brasil até o fim do ano. Saiba detalhes
De qualquer forma, o T-Roc é um modelo importante dentro da linha da Volkswagen , que está trabalhando para abocanhar uma parte do próspero segmento de utilitários esportivos. Já lançou o grandalhão Atlas e a nova geração do Tiguan, que vai chegar ao Brasil no ano que vem, com opção de levar a terceira fileira de bancos, o que permitirá levar até sete ocupantes.
Apesar da camuflagem, dá para notar que o T-Roc adota a nova identidade visual da Volkswagen que também será usada na nova geração do Polo. Entre os itens que mostram o novo estilo do carro, há grade frontal proeminente, novos faróis e para-choques com uma pegada mais esportiva. Assim como o protótipo mostrado em 2014, a versão de produção do SUV deverá ter cerca de 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.
LEIA MAIS: Volkswagen mostra Kombi do futuro, que dispensa motorista. Confira
Estrutura e conjunto mecânico
Para procurar agradar o maior volume possível de clientes com o T-Roc, a Volkswagen vai oferecer uma ampla gama de opções de motor que vai começar o o 1.0, turbo, de três cilindros (provavelmente na configuração mais potente, de 125 cv), passará pelo novo 1.5 TSI, de 150 cv e chegará no 2.0 turbo com câmbio manual, de seis marchas, ou automatizado (DSG), de dupla embreagem, com 6 ou 7 marchas.
LEIA MAIS: Volkswagen terá marca de baixo custo e logo vai chegar ao Brasil. Saiba mais
A base MQB do Golf vai garantir leveza e boa rigidez torcional, o que ajuda tanto no desempenho quanto na economia de combustível e na redução de emissões de poluentes. Para os que preferirem, a estrutura do T-Roc também vai permitir o emprego do sistema de tração integral 4 Motion, que será oferecido como opcional.