Tamanho do texto

Com vendas em alta, marcas preparam ainda mais SUVs para o Brasil. Confira quais serão os SUVs que chegarão às concessionárias ainda em 2017

Goste ou não, os SUVs vieram para ficar. Cada vez mais fabricantes apostam em modelos com esta carroceria, não só no Brasil como em todo o mundo. Por aqui, ainda temos várias novidades que chegarão ao mercado neste ano, muitas delas na segunda metade de 2017. Teremos desde modelos pequenos e baratos como o JAC T40 até opções de luxo como o Range Rover Velar.

LEIA MAIS: Os 5 SUVs automáticos mais em conta à venda no Brasil. Confira a lista

Na lista estão apenas os SUVs que realmente chegarão no 2º semestre de 2017 – ou seja, a partir de 1º de julho. Embora faltem apenas 51 dias para o fim da primeira metade do ano, algumas marcas ainda planejam lançamentos até o final de junho, como o Chery Tiggo 2, Lifan X60 reestilizado e com caixa CVT e Peugeot 3008.

Chevrolet Equinox

Rival do Jeep Compass, o Chevrolet Equinox virá do México e entra no lugar do Captiva
Divulgação
Rival do Jeep Compass, o Chevrolet Equinox virá do México e entra no lugar do Captiva

Fabricado no México, o Chevrolet Equinox chegará ao Brasil para substituir o velho Captiva, introduzindo um novo modelo da General Motors no segmento acima dos R$ 100 mil. A marca já confirmou seu lançamento para o segundo semestre. Para competir com o Jeep Compass, conta com um design bem resolvido e pacote de equipamentos bem atraente, recheado de auxílios como visão em 360º por câmeras, alerta de colisão e frenagem automática. Ainda não sabemos a motorização que virá ao Brasil. Pode ser o 1.5, turbo, de 173 cv e 28 kgfm; o 2.0, turbo, de 356 cv e 36 kgfm; ou até mesmo a versão 1.6 ,turbodiesel, de 137 cv, 32,6 kgfm e tração integral.

Ford EcoSport

O Ford EcoSport ganha novo design e troca motor 1.6 Sigma pelo novo 1.5 Dragon, de 137 cv de potência
Divulgação
O Ford EcoSport ganha novo design e troca motor 1.6 Sigma pelo novo 1.5 Dragon, de 137 cv de potência

Repetindo a estratégia de lançamento, o Ford EcoSport está sendo mostrado a conta-gotas. Conhecemos o novo motor 1.5 tricilindrico, de 137 cv e 16,2 kgfm e a primeira aparição pública será no Salão de Buenos Aires (Argentina), em junho. Nas lojas, só em julho, conforme apuração de iG Carros. A demora joga contra a Ford, perdendo cada vez mais espaço no segmento, com a chegada de Hyundai Creta e Nissan Kicks (este último passará a ser nacional em junho). Além do novo design, terá mudanças importantes no interior, recebendo o multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque.

LEIA MAIS:  Saiba quais são os 5 SUVs compactos que mais gastam combustível

Honda CR-V

A nova geração do Honda CR-V já está em produção nos EUA, agora com motor 1.5 turbo de 190 cv
Divulgação
A nova geração do Honda CR-V já está em produção nos EUA, agora com motor 1.5 turbo de 190 cv

A Honda tem três SUVs no Brasil (se considerarmos o WR-V como tal). Seu modelo mais caro, o CR-V, ficou de lado depois da chegada do HR-V. Isso muda neste ano, com a vinda da nova geração do utilitário. A marca não pode demorar muito mais, pois o modelo vendido no Brasil já deixou de ser produzido – fontes ligadas à fabricante revelam que o último lote chegou em fevereiro. Pode vir tanto com o 2.4 aspirado de 184 cv quanto com o 1.5 turbo de 190 cv. Mais sofisticado, usa a plataforma do Civic e conta com equipamentos, o que vai refletir no seu preço, pois o CR-V atual é vendido em versão única por R$ 148 mil.

JAC T40

Com preço na faixa dos R$ 60 mil, a JAC irá apostar no pequeno T40, brigando com hatches aventureiros
Divulgação/JAC Motors
Com preço na faixa dos R$ 60 mil, a JAC irá apostar no pequeno T40, brigando com hatches aventureiros

Confirmado recentemente, o JAC T40 será o crossover mais barato da marca chinesa no Brasil, com preço na casa dos R$ 60 mil. Tentará superar o sucesso do T5, utilitário lançado em 2016 e que atualmente é o segundo carro importado mais vendido do País (quase superando o Kia Sportage). Será apresentado à imprensa no dia 3 de julho, com motor 1.5 de 127 cv e transmissão manual de seis marchas, de olho nos consumidores dos hatches aventureiros como Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox, além dos SUVs compactos mais em conta, como Ford EcoSport e Renault Duster.

Range Rover Velar

A Jaguar Land Rover aumenta sua linha de SUVs com o Range Rover Velar, posicionado entre Evoque e Sport
Divulgação/Jaguar Land Rover
A Jaguar Land Rover aumenta sua linha de SUVs com o Range Rover Velar, posicionado entre Evoque e Sport

A Jaguar Land Rover apresentou o Range Rover Velar em março, durante o Salão de Genebra (Suíça), já com a promessa de trazê-lo ao Brasil ainda neste ano. O novo SUV será mostrado pela primeira vez na próxima semana, quando saberemos também quanto irá custar e a data exata de lançamento – que, com certeza, só estará nas lojas no próximo semestre, para não disputar espaço com o novo Discovery, que chega às concessionárias em junho. Posicionado entre o Evoque e o Sport, conta com os novos motores 2.0 turbo da família Ingenium, nas versões de 180 cv e 240 cv abastecidas com diesel, e 250 cv com gasolina. Conta também com o 3.0 V6 sobrealimentado vindo do esportivo F-Type, com 380 cv. Não espere por preços abaixo dos R$ 300 mil.

LEIA MAIS:  SUVs roubam vendas de sedãs compactos, minivan e hatches médios

Volvo XC60

Quase um mini-XC90, a nova geração do Volvo XC60 ganha tecnologia semi-autônoma e design atualizado
Divulgação/Volvo
Quase um mini-XC90, a nova geração do Volvo XC60 ganha tecnologia semi-autônoma e design atualizado

O carro mais vendido da Volvo no Brasil, o XC60 irá mudar para a sua segunda geração, apresentada no Salão de Genebra (Suíça). Para tornar-se referência entre os SUVs, a nova versão do utilitário se inspirou no XC90, recebendo design semelhante. Utiliza os faróis em LED no formado em T e a grade é consideravelmente maior, tornando-o mais robusto. Adota tecnologias de direção semi-autônoma, como o Pilot Assist, que acompanha o trânsito automaticamente quando ativamos o controle de cruzeiro ("piloto automático"). Utiliza o motor 2.0 turbo, nas versões de 254 cv e 320 cv, além dos 2.0 turbodiesel de 190 cv e 235 cv. Há também a configuração híbrida, de 407 cv.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.