Tamanho do texto

Compacto da marca alemã fica atrás apenas do Chevrolet Onix na lista dos modelos mais vendidos no Brasil

VW Gol
Divulgação
VW Gol

Nos resultados das vendas da primeira quinzena de maio, o VW Gol aparece como o segundo modelo mais vendido do Brasil, de acordo com o balanço da Fenabrave (Federação dos Distribuidores), atrás apenas do líder Chevrolet Onix. Foram 4.605 unidades do hatch da marca alemã ante 5.247 do rival da GM e 4.000 do Hyundai HB20, o terceiro colocado.

LEIA MAIS: novo VW Gol GTI chega no fim de 2017 com motor 1.0, turbo, de 125 cv

A repentina subida nas vendas do VW Gol , sem motivo aparente (como mudanças no desenho, ou algo que o valha), pode estar ligada às vendas diretas do modelo. Na comparação com o mesmo período do mês passado, a alta é de consideráveis 79,9%, já que nos primeiros 15 dias de abril o modelo da Volkswagen teve 2.559 unidades vendidas.

Ainda conforme o balanço quinzenal de vendas, o quarto colocado na primeira quizena de abril foi o Ford Ka, com 2.992 unidades, que aparece bem próximo do sedã compacto Chevrolet Prisma, com 2.714 unidades vendidas no período. O quinto lugar foi ocupado pelo Toyota Corolla, com 2.518 unidades. E nas duas próximas colocações disputam de maneira acirrada os modelos Renault Sandero (2.055) e Fiat Mobi (2.039).

LEIA MAIS: VW Gol 2018 ganha equipamentos e passa a perder versões. Saiba mais detalhes

SUVs e comerciais leves

Com vendas em alta, o Jeep Compass acaba ultrapassando o volume de vendas do Honda HR-V pela primeira vez. O SUV da marca americana consegue o feito mesmo sendo um pouco maior (e mais caro) que o rival. Ainda conforme os números da Fenabrave, foram 2.003 unidades do Compass ante 1.894 do HR-V.

Em compensação, o Renegade vem perdendo espaço no mercado, chegando próximo até do EcoSport, que está prestes a passar por uma série e mudanças. O Jeep teve 1.218 unidades, ante 1.157 do  Ford, uma pequena diferença de apenas 61 unidades entre os dois modelos.  

LEIA  MAIS:  VW Gol ganha fôlego para enfrentar rivais. Confira mais detalhes

O que vem bem no mercado é o Hyundai Creta, com 1.894 unidades, aproximando-se do Honda HR-V, que logo vai receber novidades para ganhar apelo, mais provavelmente a partir do ano que vem, de acordo com que acabou revelando o diretor da Honda Oceania, Stephen Colins,  ao  ao site australiano CarAdvice. 

No terreno das picapes, seguindo o bom resultado do VW Gol, a Fiat Strada volta a ocupar a primeira posição em vendas, com 2012 unidades, ante 1.969 da Toro, também fabricada pela marca italiana, que fica na frente da Volkswagen Saveiro, com 1.889 unidades. E entre os modelos médios, a Toyota lidera com a Hilux, com 1.370 unidades vendidas, conta as 1.132 da Chevrolet S10. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.