É revelada a inédita versão esportiva da nova geração do Hyundai i30. O carro vinha sendo esperado há tempos para entrar na briga com o VW Golf GTI e apenas agora é apresentado oficialmente. Demorou, mas a marca coreana caprichou. Já começa pelo motor 2.0, que tem 250 cv, potência que pode subir para 275 cv com pacote ainda mais apimentado. De qualquer forma, essa versão i30N vem com alguns itens exlcusivos, como veremos a seguir.
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A lista de equipamentos que apenas o Hyundai i30 N tem começa com a suspensão adaptativa, que pode ser ajustada em cinco modos diferentes: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. Por meio de botões no volante, é possível escolher um deles, ajustando também, de maneira automática, os parâmetros do motor, do controle de estabilidade, o ronco que sai pelo escapamento e a direção.
Se o cliente escolher pelo pacote de Performance, o carro recebe rodas de aro 19 montadas em pneus Pirelli P-Zero mais grudentos, maiores discos de freio com pinças vermelhas, diferencial controlado eletronicamente e sistema de escape variável. De fato, a Hyundai se preocupou em entregar uma dose de esportividade extra e incluiu até um sistema de som instalado próximo do para-brisa que ajuda reforçar o ronco grave do motor, animando quem estiver ao volante.
O cuidado com todos os detalhes do carro também pode ser notado pela parte aerodinâmica, que vem com defletores de ar e aerofólios por toda parte. Além disso, reduziram o vão livre entre o solo em 4 mm. A pintura azulada é outra exclusividade do i30N, bem como itens como os filetes vermelhos nos para-choques e as partes pintadas de preto brilhante, como as carcaças dos retrovisores e grade frontal.
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No interior, apenas o i30N vem com volante esportivo multifuncional, manopla de câmbio com detalhes feitos especialmente para a nova versão, quadro de instrumentos exclusivo com indicador de troca de marcha, bancos inspirados nos que equipam os carros de corrida e uma porção de adesivios e logos que identificam a versão esportiva. Na Europa, o carro chega no fim do ano. Aqui, no Brasil, resta apenas torcer para que a Hyundai CAOA resolva importar pelo menos algumas unidades, a partir do ano que vem.
i30 ganha versão Fastback
Um sedã com ares de cupê também vai passar a fazer parte da linha i30 a partir do início do ano que vem em mercados como o europeu. Assim como no i30N, com acerto esportivo, o Fastback vem com itens exclusivos, entre os quais o desenho que segue o estilo da linha GT, da BMW. Na comparação com o i30 hatch, convencional, a altura da capota foi reduzida em 25 milímetros, o que contribui com a parte aerodinâmica.
Entre outras características, o i30 fastback tem suspensão 15% mais rígida para estar de acordo com a pegada esportiva do carro, que tem 1,42 m de altura e 4,45 m de comprimento, o que é 11,5 cm a mais que o i30 hatch. A Hyundai também não esqueceu de incluir vários itens de segurança, como sistema de freio de emergência (detecta iminência de colisão e freia automaticamente), aviso de mudança indevida de faixa e de passagem de pedestres com ajuda de radares espalhados pelo carro.
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Por dentro, o carro vem com tela de 8 polegadas do sistema multimídia como opcional, compatível com Apple CarPlay e Android Auto e que conta com pacote de informações sobre as condições de trânsito, tempo, limites de velocidade em tempo real e pontos de interesse. Além disso, incluiram carregamento de celular sem fio.
Nas opções de motor do Hyundai i30 Fastback, há o 1.4, turbodiesel, de 140 cv e o 1.0, turbo, a gasolina, de três cilindros, de 120 cv. E no sistema de transmissão vão disponibilizar caixa manual de seis marchas ou automatizada, de dupla embreagem, de sete, além da manual, de seis, que se encaixa no motor 1.0 turbinado ou no 1.6, turbodiesel que será oferecido mais adiante.