São antecipados detalhes da nova geração do VW Polo que começará a ser fabricada em São Bernardo do Campo (SP) e será apresentado no início de setembro. Entre outras informações, a fabricante revela que o carro poderá ser equipado com motor 1.0 turbo flex, com injeção direta de combustível, recalibrado para gerar 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o que inaugura a sigla “200 TSI”, em alusão aos 200 Nm de força.
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Outra novidade é que o VW Polo terá disponível o novo câmbio automático de seis marchas, com opcão de trocas sequenciais por meio da alavanca ou pelas hastes atrás do volante. Todo o conjunto mecânico vem montado na plataforma MQB A0, uma versão um pouco menor da que equipa a linha Golf, por exemplo. Entre outros recursos, vem com controle eletrônico de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, detector de fadiga e sistema de frenagem pós-colisão.
Esse último recurso aciona os freios automaticamente depois de uma batida para reduzir a energia cinética residual, usada para levar o caro a um local seguro. Porém, se houver alguma aceleração ou frenagem, o sistema é desligado. Trata-se de um dos itens que vão equipar outros modelos fabricados sobre a mesma plataforma MQB A0, entre os quais o sedã compacto Virtus, já confirmado pela Volkswagen. Além dele, haverá também uma SUV e uma picape, do mesmo porte da Fiat Toro e da Renault Oroch.
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Tecnologia embarcada
No pacote de equipamentos que a Volkswagen vai oferecer estará incluído o novo sistema Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas e alta resolução. Com ele é possível configurar o cluster de acordo com o gosto do freguês. Dá para vizualizar o velocímetro de uma parte do cluster e o mapa do GPS em outra em 2D ou 3D. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment
, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.
Na lista de itens tecnológicos que vão estar no novo Polo também se destaca o monitoramento da pressão dos pneus, que funciona pelos sensores de velocidade de roda do ABS e detecta quando a pressão dos pneus cai pela redução de velocidade de determinada roda. Haverá também a limpeza automática dos discos de freio, que detecta condições de chuva e aproxima as pastilhas dos discos para os manterem mais secos, a fim de reduzir ao máximo o espaço de frenagem
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E o sistema multimídia do novo VW Polo terá tela de 8 polegadas, compatível com Apple Car Play e Android Auto e duas entradas USB, de dois amperes, o que facilita a recarga do celular. Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.