Antes de ser mostrada oficialmente pela Volkswagen, a nova geração do VW Polo aparece sem nenhum disfarce, pronta para chegar às lojas. As imagens feitas pela revista alemã Autobild mostram que o carro terá estilo conservador, sem seguir o estilo adotado no novo sedã Arteon, apresentado no Salão de Genebra (Suíca), em março. O máximo de ousadia no desenho fica por conta das luzes diurnas de LED embutidas nos faróis.
LEIA MAIS: Volkswagen confirma que terá novo Polo no Brasil no segundo semestre
Além disso, a frente do novo VW Polo vem com uma pitada de esportividade e sofisticação nos para-choques, com friso cromado, defletores e entradas de ar. Entre os detalhes que chamam atenção está a linha da capota, dando um formato mais fluido ao carro, cuja traseira se parece bastante com a do Gol vendido no Brasil.
Na lista de novidades importantes do Polo também está a nova plataforma MQB A0, que entra no lugar da PQ35. A nova arquitetura é mais leve e rígida, o que contribui não apenas com o desempenho, mas também com a redução no consumo e das emissões. E no conjunto mecânico a Volkswagen vai adotar uma série de motores na Europa, do 1.0, turbo, de três cilindros, ao 2.0, com cerca de 200 cv, da future versão GTI. Mas, no Brasil, deverão estar disponíveis apenas 1.4 e o 1.0, ambos turbinados e flex.
LEIA MAIS: Novo VW Gol GTI chega no fim do ano, com motor 1.0, turbo, de 125 cv
Nova família Polo
Na Europa, o Polo vai ser mostrado no mês que vem, como hatch compacto tradicional. Entretanto, no Brasil, o carro chega no segundo semestre e será o primeiro de uma nova família de modelos da qual vai fazer parte um sedã (o Virtus), um SUV compacto (derivado do protótipo T-Cross Breeze) e uma picape para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch.
De acordo com o que a própria Volkswagen já chegou a comentar, o novo Polo chega ao Brasil no segundo semestre. A marca também disse que terá 9 lançamentos no País até o fim do ano, mostrando que está disposta a investir em novidades para recuperar o espaço perdido e entrar na briga em um segmento que vai se renovar no mercado brasileiro nos próximos anos: os dos hatches compactos premium, inaugurado pelo próprio Polo, em 2002.
LEIA MAIS: Volkswagen terá marca de baixo custo e logo chegará ao Brasil
Desde 2015 sem o VW Polo no Brasil, o segmento de hatches compactos mais caprichados tem Citroën C3 , Peugeot 208 , Ford Fiesta e companhia, todos atualmente com vendas em baixa. Mas estão para receber novidades. O primeiro será o modelo da marca americana, que terá apenas o estilo da nova geração lançada na Europa, mas adotará o novo motor 1.5, de três cilindros, no lugar do Sigma.