Tamanho do texto

Com a chegada do Kwid, ranking dos mais eficientes ganha novo integrante. Confira a relação atualizada do Inmetro

O ranking dos carros 1.0 mais econômicos do Brasil mudou bastante, graças à adoção de motores mais eficientes e ao lançamento de novos modelos. Em especial, o subcompacto Renault Kwid. E com o vai e vem do preço do combustível no Brasil, não dá pra errar na hora de escolher o modelo que deixará o consumidor cada vez mais distante do frentista. Por consequência, atualizamos a lista dos cinco carros mais econômicos do segmento com dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia).


1°- Volkswagen Up!

Volkswagen Up Pepper
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Up Pepper

Entre os carros 1.0 mais econômicos , não há quem bata o Volkswagen Up!. Quando equipado com o eficiente 1.0 TSI, o subcompacto da marca alemã faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol. Se usar gasolina, os números vão para 13,8 km/l e 16,1 km/l, respectivamente. Além do conjunto econômico, o Up! TSI não dá a menor bola para o que está carregando, com 105 cv e o bom torque de 16,8 kgfm. É o melhor de dois mundos: economia, sem deixar o bom desempenho de lado.

LEIA MAIS: Volkswagen Up! mantém boa mecânica para focar em evolução de design

Cidade (etanol) 9,6 km/l
Estrada (etanol) 11,1 km/l
Cidade (gasolina) 13,8 km/l
Estrada ( gasolina) 16,1 km/l


2°- Renault Kwid

Renault Kwid
Divulgação
Renault Kwid

O novo integrante de nossa lista já é um sucesso. As filas de espera por um Renault Kwid nas concessionárias podem se estender até novembro. E o carrinho, que se sente mais à vontade em uso urbano, é mesmo econômico. De acordo com o levantamento divulgado pelo Inmetro, o novo subcompacto com forte sotaque indiano faz 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. A história fica melhor quando abastecemos o Kwid com gasolina: 14,9 km/l e 15,2 km/l, respectivamente, sempre conforme os dados do Inmetro.

LEIA MAIS: Linha Renault Kwid ganhará novos integrantes em 2018

Cidade (etanol) 10,3 km/l
Estrada (etanol) 10,8 km/l
Cidade (gasolina) 14,9 km/l
Estrada (gasolina) 15,2 km/l

3°- Fiat Mobi

Fiat Mobi Drive GSR
Divulgação/Fiat-Chrysler Automóveis
Fiat Mobi Drive GSR

O subcompacto da Fiat vem tomando as ruas como uma opção mais descolada entre os rivais. E o citycar não faz feio na terceira colocação. Registra 9,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina no tanque, sobe para 11,3 km/l e 16,1 km/l, respectivamente. Uma boa opção pra quem quer economizar com um 1.0 eficiente.

LEIA MAIS: Fiat Mobi mostra sua melhor forma. Confira a avaliação

Cidade (etanol) 9,6 km/l
Estrada (etanol) 13,7 km/l
Cidade (gasolina) 11,3 km/l
Estrada (gasolina) 16,1 km/l

4°- Ford Ka

Ford Ka
Divulgação
Ford Ka

Mais um dos carros com motores de três cilindros, o Ford Ka equipado com o eficiente 1.0 TiVCT flex consegue ser ligeiramente mais econômico que sua versão sedã e, curiosamente, na versão SE, apesar de usar o mesmo motor e câmbio manual de cinco marchas que as demais configurações 1.0. O compacto da Ford faz 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Se optar pela gasolina, o condutor terá médias de 13,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na gasolina. Nada mau.

LEIA MAIS: Ford Ka passa Sandero e assume terceira colocação entre hatches mais vendidos

Cidade (etanol) 9,2 km/l
Estrada (etanol) 10,8 km/l
Cidade (gasolina) 13,5 km/l
Estrada (gasolina) 15,7 km/l


5°- Chery New QQ

Chery QQ
Divulgação
Chery QQ

Trata-se da opção de carros mais em conta desta lista. Você pode levar um New QQ Smile pra casa por R$ 25.990. Preço mais do que honesto para um hatch capaz de aferir 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Assim como o Kwid, os números do QQ melhoram bastante se tiver apenas gasolina no tanque: 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

LEIA MAIS: Chery New QQ -  Andamos no carro mais barato do Brasil

Cidade (etanol) 8,9 km/l
Estrada (etanol) 9,9 km/l
Cidade (gasolina) 12,9 km/l
Estrada (gasolina) 14,4 km/l

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.