A Honda mostra um conceito interessante no Salão de Frankfurt (Alemanha), que será aberto ao público entre os dias 16 e 25 dste mês. Trata-se do protótipo Urban EV, que demonstra os estudos da marca japonesa sobre a tecnologia elétrica e modernidade. E se você acha que o modelo dificilmente aparecerá nas ruas, saiba que a Honda se prepara para lançar sua versão de produção em meados de 2019 na Europa.
LEIA MAIS: Porsche mostra nova geração do Cayenne Turbo em Frankfurt
O Urban EV aposta em design retrô, baseado no citycar que fez muito sucesso durante os anos 60, o N360. Suas linhas são simples, mas sofisticadas. O emblema da Honda é retroiluminado em azul, e antecipa a nova identidade visual que os carros da marca irão apresentar daqui em diante. No lugar em que se espera a grade frontal, um painel reproduzirá mensagens e informações para outros motoristas.
Na cabine, percebemos um ótimo ângulo de visibilidade graças às colunas estreitas. O Honda Urban EV leva quatro ocupantes em dois bancos, com acabamentos em materiais distintos. Há acabamento amadeirado, contrastando com tecido cinza. Os cintos de segurança para o banco traseiro são fixados no meio do assento, permitindo que o dispositivo seja recolhido antes do passageiro sair do carro.
LEIA MAIS: Mercedes-AMG mostra Project One, o hipercarro mais insano de Frankfurt
O painel flutuante mantém o acabamento amadeirado. Perceba o design minimalista na aplicação do volante, um conjunto de botões e uma tela de exibição panorâmica. A tela principal apresenta todas as informações sobre o veículo, incluindo o nível remanescente de bateria. As telas das portas funcionam como espelhos, por meio de monitores de câmeras digitais.
A Honda está desenvolvendo uma plataforma especial para veículos elétricos, o que inclui a produção de novos motores, baterias de alta densidade com peso leve, gerenciamento integrado de calor e evolução de funções de transferência de energia.
LEIA MAIS: BMW apresentará conceito do novo X7 em Frankfurt
A apresentação do Urban EV mostra o caminho que as montadoras estão seguindo quando tratamos de carros elétricos. A Mercedes-AMG, por exemplo, apresentou o Project One, superesportivo com mais de 1.000 cv de potência que utiliza quatro motores elétricos. A Volkswagen apresentou três novos conceitos elétricos nos últimos meses: Um SUV, um hatchback e uma releitura da clássica Kombi. A marca espera que, até 2020, um desses modelos já esteja em produção.
Kei Car
Como falamos anteriormente, a Honda se baseou no clássico N360 para conceber o novo conceito. O Honda N360 surgiu como um kei car, os populares carros compactos que vemos até hoje nas ruas japonesas. Inicialmente, era vendido com motor refrigerado a ar, de dois cilindros, que também equipava o Honda Vamos. Ele fez muito sucesso no Japão e em países como Malásia, Taiwan e Nova Zelândia.