![Ford EcoSport: enfim, o SUV compacto começa a chegar aos EUA com algumas diferenças em relação ao brasileiro Ford EcoSport: enfim, o SUV compacto começa a chegar aos EUA com algumas diferenças em relação ao brasileiro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5p/ko/rb/5pkorbk7fjk5noyrhq1o1naju.jpg)
Um ano de dois meses depois de ter sido apresentado no Salão de Los Angeles (EUA), o Ford EcoSport, enfim, começa a ser vendido no mercado americano por preços que partem de US$ 18.490, o que equivale a R$ 61mil numa conversão simples. Trazido da Índia para os Estados Unidos, o SUV será oferecido com motor 1.0, EcoBoost, de três cilindros, ou 2.0, aspirado, com injeção direta, assim como o modelo vendido no Brasil.
LEIA MAIS: Veja 5 motivos para comprar o novo EcoSport. E 5 razões para fugir dele
Com o motor de maior cilindrada, o Ford EcoSport está disponível no mercado brasileiro apenas na versão topo de linha Titanium, oferecida por R$ 96.850, ante US$ 25.735 nos EUA, ou R$ 84.925, com a diferença que lá o carro tem tração integral, o que logo também vai ser incluído no portifólio da fabricante, mas por um preço que passará facilmente dos R$ 100 mil, ou mais de US$ 30 mil. Outro ponto diferente do EcoSport vendido nos EUA é o estepe na traseira opcional, uma vez que lá é permitido o uso de selante de pneus em vez do sobressalente.
![Nos Estados Unidos, estepe na traseira apenas para quem quiser, já que será oferecido como um opcional Nos Estados Unidos, estepe na traseira apenas para quem quiser, já que será oferecido como um opcional](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2c/9d/xa/2c9dxanxsymmgq976t869re9i.jpg)
Mudanças estruturais também foram adotadas no EcoSport feito na Índia e que chega aos Estados Unidos, principalmente no que se refere ao ajuste de suspensão. Mas a lista de equipamentos do SUV indiano é parecida com o brasileiro e inclui itens como aviso de ponto cego, teto-solar elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque. No caso do som, aqui, a versão topo de linha tem 5 alto-falantes da Sony e lá são 9 e da renomada Bang & Olufusen, entre outros detalhes.
LEIA MAIS: Ford EcoSport Titanium 2.0: aceleramos a versão topo de linha do SUV
Nova geração
A próxima geração do EcoSport está sendo esperada para 2020, quando o carro passará a ser fabricado sobre uma nova plataforma que prevê uma versão híbrida. Com mais espaço, inclusive no porta-malas, o SUV deixará de ter estepe na traseira e será mais eficiente que o atual, o que será importante para voltar a brilhar diante dos fortes rivais.
Precursor entre os SUVs compactos no Brasil, o EcoSport original foi lançado no Brasil em 2003 e deverá continuar como um modelo importante dentro da estratégia da marca no País em que as vendas de utilitários esportivos aumentaram mais de 37% em 2017 em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
LEIA MAIS: Ford EcoSport FreeStyle 1.5: de volta à briga. Confira a avaliação