Tamanho do texto

SUV projetado no Brasil chega ao mercado americano produzido na Índia e com estepe na traseira opcional

Ford EcoSport: enfim, o SUV compacto começa  a chegar aos EUA com algumas diferenças em relação ao brasileiro
Divulgação/Ford
Ford EcoSport: enfim, o SUV compacto começa a chegar aos EUA com algumas diferenças em relação ao brasileiro

Um ano de dois meses depois de ter sido apresentado no Salão de Los Angeles (EUA), o Ford EcoSport, enfim, começa a ser vendido no mercado americano por preços que partem de US$ 18.490, o que equivale a R$ 61mil numa conversão simples. Trazido da Índia para os Estados Unidos, o SUV será oferecido com motor 1.0, EcoBoost, de três cilindros, ou 2.0, aspirado, com injeção direta, assim como o modelo vendido no Brasil. 

LEIA MAIS: Veja 5 motivos para comprar o novo EcoSport. E 5 razões para fugir dele

Com o motor de maior cilindrada, o Ford EcoSport está disponível no mercado brasileiro apenas na versão topo de linha Titanium, oferecida por R$ 96.850, ante US$ 25.735 nos EUA, ou R$ 84.925, com a diferença que lá o carro tem tração integral, o que logo também vai ser incluído no portifólio da fabricante, mas por um preço que passará facilmente dos R$ 100 mil, ou mais de US$ 30 mil. Outro ponto diferente do EcoSport vendido nos EUA é o estepe na traseira opcional, uma vez que lá é permitido o uso de selante de pneus em vez do sobressalente.

Nos Estados Unidos, estepe na traseira apenas para quem quiser, já que será oferecido como um opcional
Divulgação/Ford
Nos Estados Unidos, estepe na traseira apenas para quem quiser, já que será oferecido como um opcional

Mudanças estruturais também foram adotadas no EcoSport feito na Índia e que chega aos Estados Unidos, principalmente no que se refere ao ajuste de suspensão. Mas a lista de equipamentos do SUV indiano é parecida com o brasileiro e inclui itens como aviso de ponto cego, teto-solar elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque. No caso do som, aqui, a versão topo de linha tem 5 alto-falantes da Sony e lá são 9 e da renomada Bang & Olufusen, entre outros detalhes.

LEIA MAIS: Ford EcoSport Titanium 2.0: aceleramos a versão topo de linha do SUV

Nova  geração

 A próxima geração do EcoSport está sendo esperada para 2020, quando o carro passará a ser fabricado sobre uma nova plataforma que prevê uma versão híbrida. Com mais espaço, inclusive no porta-malas, o SUV deixará de ter estepe na traseira e será mais eficiente que o atual, o que será importante para voltar a brilhar diante dos fortes rivais.

Precursor entre os SUVs compactos no Brasil, o EcoSport original foi lançado no Brasil em 2003 e deverá continuar como um modelo importante dentro da estratégia da marca no País em que as vendas de utilitários esportivos aumentaram mais de 37% em 2017 em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

LEIA MAIS: Ford EcoSport FreeStyle 1.5:  de volta à briga. Confira a avaliação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.