A linha 2018 do Ford Focus vem com mais opcionais para a versão SE, que sai por R$ 83.600 e, agora, está disponível também com câmbio automático sequencial de seis marchas e motor 2.0 Duratec (178 cv e 22,5 kgfm). Além disso, o sistema de conectividade SYNC 3 (central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, com opção de tela de 8 polegadas, navegação e som da Sony) será comum a todas as versões com a carroceria Fastback, bem como opcional para a versão SE. Por fim, as opções SE Plus 1.6 (135 cv e 16,7) e 2.0 Titanium passam a sair de fábrica com espelhos retrovisores com rebatimento elétrico.
LEIA MAIS: Ford Fiesta renovado encara a nova geração do VW Polo, ambos com motores 1.6
Além das novidades do Ford Focus 2018, também conta com frenagem autônoma contra acidentes, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares e faróis com lâmpadas de xenônio adaptativos. Mais itens de segurança incluem controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema preventivo contra derrapagens, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, frenagem de emergência e aviso de pressão baixa dos pneus. Tudo isso contribui para o modelo sustentar a sua colocação de carro mais seguro do Brasil, segundo o CESVI.
LEIA MAIS: Ford lança novas versões do Ka na linha 2018
A próxima geração
A intenção da Ford é manter a competitividade do Focus para 2019, quando será lançada a quarta geração. Ela manterá as mesmas dimensões do modelo atual e ficará até 50 kg mais leve, porém, terá maior espaço entre-eixos. Segundo imagens divulgadas na Internet, contará com faróis em LED e um friso horizontal em seus centros, lembrando até os novos modelos da Volvo. Ao que parece, a intenção da montadora é de conferir um ar mais maduro e refinado ao novo Focus, que tem como principal concorrente o sóbrio Volkswagen Golf, outro carro querido por muitos.
LEIA MAIS: Ford deverá deixar de produzir sedã Fusion no México, diz site americano
Novidades mecânicas para o próximo Ford Focus incluirão um motor de três cilindros Ecoboost, bem como uma versão híbrida. Vale lembrar que o segmento de hatches médios vem perdendo bastante espaço para os SUVs no Brasil e que deve seguir um novo viés num futuro próximo. Isso significa que os hatches médios deverão partir para versões exclusivas. A Volkswagen, por exemplo, já confirmou que vai trazer ao Brasil a versão híbrida do Golf (a GTE) e a elétrica (o e-Golf), para este ano. Agora, resta saber qual será a estratégia que a Ford vai adotar com o novo Focus no mercado brasileiro.