O Toyota Yaris já foi lançado na Índia e passa a ter novas versões por lá, como a que tem apelo aventureiro, batizada como Cross. Trata-se de uma novidade que não deverá fazer parte das versões do modelo que vai começar a ser produzido no Brasil a partir de junho, pelo menos num primeiro momento. Entre outros itens, o Yaris Cross vem com anteparos na frente e na traseira e proteções emborrachadas nos para-lamas.
LEIA MAIS: Novo Polo e Toyota Yaris: hatches premium desafiam os SUVs de entrada
O pacote de equipamentos da nova versão do Toyota Yaris também conta com barras metálicas pintadas de preto na capota para ajudar a levar carga extra. Ao contrário do que se poderia imaginar, o carro não vem com faróis auxiliares, o que é estranho para uma versão com apelo aventureiro. Na dianteira foram instaladas apenas as luzes diurnas de LED, como nas demais versões do modelo, seguindo o exemplo das que deverão estar disponíveis no Brasil.
Para completar as mudanças, há rodas de aro 16 com acabamento diamantado e interior com detalhes exclusivos, entre os quais manopla da alavanca de câmbio revestida de couro e sistema multimídia com tela sensível ao toque e com sistema de navegação por satellite (GPS). Na Índia, o Yaris Cross terá motor 1.5 VVTi, a gasolina, que rende 108 cv e 14,2 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático CVT. A distância livre do solo é a mesma das outras versões (135 mm).
Tem também o Yaris Ativ
Seguindo a mesma estratégia da Volkswagen e Fiat, a Toyota vai apostar não apenas no hatch, mas também num sedã compacto, no caso o Yaris Ativ. O carro tem 4,43 metros de comprimento, por 1,73 m de largura e 2,55 m de entre-eixos, medidas que o deixam com porte um pouco menor que o do rival Honda City, que acaba de ser reestilizado.
LEIA MAIS: Toyota confirma produção do Yaris no Brasil. Saiba mais detalhes
Entre os atrativos do modelo para enfrentar os fortes rivais deverão estar itens como sete airbags, luzes diurnas de LED, assistente de partida em rampa, bom espaço interno, entre outros itens. O mais provável é que no conjunto mecânico o Yaris nacional deverá ter o motor 1.5 do Etios e o 1.8 do Corolla, com opção de câmbio manual ou automático.
Nas versões mais bem equipadas, porém, o sedã do Yaris deverá ter itens com oar-condicionado automático, sistema multimídia, de sete polegadas, com tela sensível ao toque, sistema de som com seis alto-falantes, computador de bordo com mostrador de 4,2 polegadas, partida por botão, entre outros itens.
LEIA MAIS: Toyota mostra sedã Yaris Ativ, que deverá ser vendido no Brasil