A Renault revela que vai lançar um SUV médio na Rússia, em agosto, mesmo modelo que também já está confirmado para chegar ao Brasil, China e Coreia do Sul, no ano que vem. Ainda não há informações sobre como será a novidade, mas tudo indica que vai estar posicionada entre o Duster e o Captur na linha da marca francesa. Além disso, informacões de bastidores apontam que o carro deverá se basear no Kadjar, lançado na Europa em 2015, cujas linhas se mantém bastante atuais e de acordo com o estilo dos demais SUVs da fabricante.
LEIA MAIS: Por que o Jeep Compass é o carro mais desejado do Brasil? Confira a resposta
Com o novo SUV, a Renault terá um concorrente para o Jeep Compass, modelo médio que vem fazendo bastante sucesso no mercado brasileiro, superando até mesmo as vendas de compactos campeões de venda, como Honda HR-V e Hyundai Creta. Entre os atrativos do novo utilitário esportivo estará o desenho com ares de cupê, assim como acontece com modelos mais sofisticados, como a dupla BMW X4 e X6.
Ainda entre os pontos do novo SUV que deverão chamar atenção, está a possibilidade de ter disponível, pelo menos, uma versão híbrida ou elétrica. Trata-se de uma tendência que a marca francesa deverá seguir, inclusive, por causa dos incentivos do governo do Brasil e de outros países para carros ecologicamente corretos.
Outro futuro rival do Compass
Além do SUV da Renault, baseado no Kadjar, outro futuro concorrente do líder de vendas Jeep Compass será o Vokswagen Tarek. O carro chegou a ser incluído na apresentação dos planos da marca alemã em um evento realizado na Argentina para diretores, concessionários e fornecedores. O carro havia sido anunciado primeiro como Tharu, mas a fabricante resolveu mudar o nome para Tarek, em homenagem ao primeiro protótipo de um bugue de competição para o Rally Dakar.
LEIA MAIS: Renault Captur 1.6 CVT se revela a melhor face do SUV compacto
Tudo indica que o novo modelo da Volkswagen vai ser baseado no Skoda Karoq, SUV da marca tcheca que tem 4,38 metros de comprimento por 1,84 m de largura e 2,63 m de entre-eixos, além de ter bom espaço no porta-malas, algo em torno de 520 litros.
Espera-se também que o Tarek virá com motor 1.4 turbo, de 150 cv, que já é utilizado emu ma série de modelos da marca alemã, entre os quais o Tiguan e o Golf. No conjunto de transmissão, a marca deverá adotar a caixa automática, de dupla embragem (DSG), de seis marchas. E a produção será na Argentina, ocupando o espaço ocupado pela perua SpaceFox, modelo com os dias contados dentro da linha Volkswagen.
LEIA MAIS: Volkswagen revela detalhes de novo SUV elétrico que chegará em 2020