Tamanho do texto

Tal como nas cores de carros, as mulheres tem grande influência no mercado. Mais do que os homens, elas apontam falhas importantes nos projetos

Cores de carros, acabamentos, conforto, BMW Z4 e Honda NSX híbrido, são só algumas das contribuições das mulheres
Divulgação
Cores de carros, acabamentos, conforto, BMW Z4 e Honda NSX híbrido, são só algumas das contribuições das mulheres

Tal como a cor azul e o futebol, os carros sempre foram associados ao universo masculino. Entretanto, cada vez mais as pessoas vem percebendo o quão obsoleto e irracional é essa categorização por sexo, uma vez que não há qualquer fundamento que dê suporte. Hoje, no Brasil, a realidade aponta que “50% das compras de carros novos são feitas por mulheres e 90% delas influenciam diretamente nessa decisão para o casal”, segundo o assessor de imprensa Rian Assis, da Talquimy. Ciente dessa realidade, as montadoras estão buscando atender as demandas do público feminino, que normalmente critica a falta de compartimentos, acessórios, conforto e poucas ofertas de cores de carros. Nada do que também os homens não gostariam de ter em seus carros, não?

LEIA MAIS: Cores de carros: Veja estudo sobre tendências, que vão além do prata e do branco

Além disso, falando das cores de carros , muitas tendências nesse assunto são decorrentes da crescente participação da mulher no mercado automotivo, que apontam cada vez mais a preferência dos consumidores pela cor branca, segundo a Axalta Coating Systems, fornecedora de revestimentos líquidos e em pó. Segundo um relatório global de popularidade divulgado pela empresa, sobre as cores de carros, o preto é o 2º colocado no ranking de procura, com 16%. Em seguida, em um empate técnico, o cinza e o prata, com 11%.

LEIA MAIS: Por que as cores de carros no Brasil têm de ser tão sem graça?

Avaliação por continentes e países

Entre as cores de carros preferidas hoje em dia, o branco e o cinza estão entre as mais procuradas pelos clientes
Divulgação
Entre as cores de carros preferidas hoje em dia, o branco e o cinza estão entre as mais procuradas pelos clientes

Segue o relatório global de popularidade de Cores, da Axalta, que segmentou o estudo em diferentes regiões:

Mundo : Seguindo a preferência total pelo branco, nota-se uma tendência por cores peroladas e brilhantes para veículos de luxo. Os tons de branco perolado registraram um crescimento de 4 pontos percentuais em 2017.

África : O cinza chega aos 11% de preferência.

Ásia : O branco domina e é a escolha de 52% dos veículos vendidos na região. Na China, a cor está em 62% dos carros. Já no Japão, os tons de branco perolado estão em 28%.

Europa : Lá, o cinza é a cor mais procurada do mundo, com 20 pontos percentuais.

América do Norte : O azul está ganhando popularidade, especialmente em carros compactos e esportivos, crescendo 6% em relação ao ano passado e chegando a 16% do total.

Rússia : A cor preferida é o branco, que cresceu de 28% para 32%, assim como o prata apresentou crescimento de três pontos percentuais.

América do Sul : O cinza é a maior pedida, indo de 8% para 11%.

LEIA MAIS: Os 10 carros mais roubados em São Paulo no 1º semestre

Segundo Nancy Lockhart, Gerente Global de Cores da Axalta: “Com seu apelo moderno, o branco continua a ser o mais vendido do mundo. Brancos perolados ganharam 4% em popularidade este ano, já que essa cor é usada em todos os segmentos de veículos e é amplamente utilizado no Japão. No geral, cores vivas e brilhantes continuam a ganhar força entre as cores de carros e vemos cinza claro e tons de azul claros a médios atraindo mais atenção do mercado”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.