As fabricantes continuam lançando hatches a todo vapor. Ao longo do ano passado, tivemos o lançamento do Fiat Argo, em meados de julho. O Volkswagen Polo mostrou a que veio em novembro, conquistando as primeiras posições no ranking de vendas nacionais com poucos meses de mercado. O próximo nessa fila de lançamento é o Toyota Yaris, que está no cronograma da marca para o fim do primeiro semestre.
LEIA MAIS: Toyota prepara mudanças para a Hilux no Brasil. Veja quais são
O modelo foi mostrado na Tailândia no ano passado, mas é certo que o modelo nacional terá algumas diferenças em relação à versão asiática. O mesmo aconteceu com o Volkswagen Polo, que adota uma dianteira mais esportiva que o modelo europeu. Neste cenário, o designer Kleber Pinho da Silva imaginou o design que a Toyota deverá adotar no Yaris nacional.
Em relação à imagem que foi publicada pela Toyota no ano passado antecipando o lançamento do Yaris no Brasil, a projeção revela um para-choque dianteiro um pouco mais conservador, porém robusto. O modelo tailandês aposta nos adornos dos faróis de neblina no formato de barbatanas, enquanto o nacional ganha características mais simples. A projeção também divide a grade dianteira, uma vez que o modelo oficial da Toyota possui uma grande abertura. Destaque para o anteparo que cairia muito bem na frente do Yaris nacional, logo abaixo do capô.
LEIA MAIS: Renault Kwid terá versão com apelo aventureiro no início de 2019
As diferenças na traseira são mais discretas. Arranjo de luz, porta-malas e para-choque continuam os mesmos, enquanto os adesivos pretos na parte superior da coluna C ganham uma nova disposição no modelo nacional. No lugar da antena, uma barbatana.
O grande destaque da Toyota do Brasil é o Corolla. O Yaris viria justamente para preencher a lacuna que existe entre o Etios hatch (que chega aos R$ 67 mil), e o Corolla (começando em R$ 92 mil). A gama de motores ainda não foi revelada, mas a marca japonesa poderá integrar o motor 1.5 do Etios nas versões básicas do Yaris, bem como o motor 1.8 do Corolla de entrada para o modelo topo de linha.
No ano passado, R$ 1,18 bilhão foi investido na fábrica de motores de Porto Feliz (SP) para ampliar sua capacitação. O aporte tem total relação com a chegada do Yaris, mas pode também fazer parte dos planos futuros da Toyota de lançar seu primeiro SUV compacto no Brasil. O C-HR é visto constantemente em São Bernardo do Campo (SP), rodando com camuflagem leve nos arredores da fábrica. Portanto, podemos esperar pela produção de um motor híbrido flex para equipar não apenas o C-HR, mas também outro modelo, talvez o hatch Prius C.
Mais detalhes sobre o Yaris
O novo hatch da Toyota terá 4,12 metros de comprimento por 1,70 m de largura e 1,48 m de altura. Sua versão topo de linha terá ar-condicionado automático, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, seis alto-falantes, computador de bordo em mostrador de 4,2 polegadas no cluster e partida por botão.
LEIA MAIS: Fiat Argo deverá ter nova versão com apelo esportivo no futuro
Ainda não é possível afirmar que o Yaris nacional terá toda essa gama de equipamentos. Mas julgando pela maneira que a Volkswagen equipou o Polo Highline, as chances são bem altas. No futuro, teremos ainda uma versão sedã para competir com Volkswagen Virtus, Ford Fiesta Sedan, Honda City e o novo Fiat Cronos.