Tamanho do texto

SUV sueco brigará por fatia do segmento dominado pelos alemães Mercedes-Benz GLA, Audi Q3 e BMW X1. Confira mais informações

Volvo XC40: SUV não nega suas influências no irmão XC60. O
Carlos Guimarães/iG
Volvo XC40: SUV não nega suas influências no irmão XC60. O "martelo de Thor" na assinatura em LED traz o DNA da marca

Ainda estamos em abril, e já tivemos o lançamento de seis SUVs, além do anúncio de mais alguns que estão confirmado para os próximos meses. Quem rouba a cena essa semana é o Volvo XC40, o menor SUV da marca sueca que chega ao Brasil a partir de R$ 169.950, podendo chegar aos R$ 214.950 na versão topo de linha. Com três versões, o modelo chega com estimativa inicial de 2 mil unidades por ano. Seus principais rivais são BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.

LEIA MAIS: BMW apresenta oficialmente os novos X2 e X3 no Brasil

O Volvo XC40 já se mostrou um sucesso antes mesmo de ser anunciado no Brasil, uma vez que o SUV havia garantido o título de Carro do Ano na Europa no ano passado. Foram mais de mil carros vendidos durante sua pré-venda por aqui, com as primeiras 75 unidades encomendadas em apenas 25 horas. Fato interessante divulgado pela Volvo é que 80% dos clientes da pré-venda vieram de marcas que não são premium. No agregado, apenas 20% migraram das marcas de luxo tradicionais, como Mercedes, Land Rover, entre outras.

LEIA MAIS: Volkswagen quer voltar a ter projetos próprios no Brasil

O modelo partirá de R$ 169.950 e contará com as versões T4 (quatro cilindros, turbo, de 190 cv) e T5 ( também sobrealimentada, mas de 252 cv). De acordo com a Volvo, serão oferecidas edições especiais First Edition para os primeiros compradores do carro, que virão com um pacote de equipamentos com câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular, sistema de alerta de ponto cego com alerta de tráfego, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

Como esperado de uma marca com a reputação da Volvo, equipamentos de segurança também estarão entre os destaques. Na lista de itens disponíveis estará o que evita colisão em veículos vindos no sentido oposto ao avisar que o carro está invadindo a pista oposta. Haverá também alerta de mudança de faixa e estrutura preparada para proteger contra impactos laterais, além de equipamentos mais comuns como controle de cruzeiro adaptativo, que mantém uma distância constante do carro da frente, acelerando ou freando automaticamente. É possível instalar um opcional de condução semi-autônoma na versão mais barata com o custo de R$ 5 mil. Desse jeito, o Volvo XC40 T4 sobe para R$ 174.950.

Os faróis do Volvo XC40 são em LED e a central multimídia possui tela sensível ao toque, de 9 polegadas para todas as versões. O sistema terá funções de navegação e o Volvo On Call, um serviço concierge de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Como no XC60 e XC90, será possível conectar o celular ao sistema através do Apple CarPlay e Android Auto.

Tudo novo!

Volvo XC40: o mini-XC60 ainda consegue ser maior que todos os rivais alemães, garantindo mais espaço interno
Carlos Guimarães/iG
Volvo XC40: o mini-XC60 ainda consegue ser maior que todos os rivais alemães, garantindo mais espaço interno

O SUV inaugura a nova arquitetura CMA, desenvolvida em conjunto com a marca chinesa Geely, a atual dona da Volvo. Será a mesma base que vai ser usada em toda nova linha 40, da qual vão fazer parte outros modelos, inclusive o substituto do hatch V40. Nos planos da fabricante também estão híbridos e elétricos, seguindo a tendência global do que a indústria automotiva prepara para um futuro próximo.

Em 2017, a Volvo teve volume de vendas de 3,5 mil carros. Para 2018, a previsão é de 6 mil com a entrada do XC40. A versão básica, T4, chega às concessionárias em julho e deverá representar entre 40% e 50% do mix de vendas. Atualmente, a Volvo possui 30 concessionárias no Brasil, com o modesto plano de expansão para, no máximo, 34 até o fim do ano.

LEIA MAIS: Volvo XC60 R-Design: SUV sueco assume sua melhor forma

A fila de espera pelo modelo topo de linha, T5 R-Design, é estimada entre 70 e 120 dias. Com o lançamento do Volvo XC40 , a marca também apresenta seu novo plano de garantia estendida, de 12 ou 24 meses, sem limite de quilometragem. O custo é de R$ 2.990, incluindo o sistem On Call. Para o público PCD, o XC40 sairá por R$ 145.950 na versão T4, R$ 169.950 na versão T5 e R$ 189.950 no R-Design.

Lista de preços:
XC40 T4 – R$ 169.950
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.