A Audi revela o primeiro modelo de uma nova linha de elétricos que sai ser lançada ao longo dos próximos 7 anos. Trata-se de um SUV que pode rodar 400 quilômetros até ter suas baterias recarregadas em uma nova estação de abastecimento de 150 kW, capaz de completar a carga total em apenas 30 minutos. O carro de 4,88 metros de comprimento vem com três motores elétricos e 435 cv de potência.
LEIA MAIS: Carro voador e autônomo da Audi é apresentado em Genebra. Veja vídeo
Ainda de acordo com a fabricante, os lançamentos de produtos incluem mais de 20 modelos eletrificados em rápida sucessão até 2025. Em 2019, o Audi e-tron Sportback será o segundo carro totalmente elétrico a ser lançado, seguido pelo e-tron GT da Audi Sport em 2020. A marca também oferecerá um modelo elétrico no segmento de compactos premium em 2020.
Pela primeira vez, a versão de produção do protótipo e-tron oferece aos clientes da Audi a possibilidade de adquirir funções como sistemas de assistência ao motorista ou recursos de infotainment também depois que o veículo é comprado. Mais conteúdos e serviços digitais serão gradualmente disponibilizados aos passageiros.
Nova era
“Bem a tempo do 50º aniversário da Vorsprung durch Technik, também apresentaremos nosso primeiro carro elétrico autônomo baseado em nosso conceito Audi Aicon em 2021. Um meio de transporte urbano com configuração de lounge – inicialmente em uma frota piloto e como um carro de produção em série para a condução automatizada em meados da próxima década”, afirma Peter Mertens, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da Audi AG.
LEIA MAIS: Volkswagen dobra produção do Golf elétrico, que virá ao Brasil em 2018
Para o seu projeto Roadmap E, a empresa está fazendo uso sistemático de duas grandes alavancas de sinergia do Grupo Volkswagen na área de desenvolvimento. Além do Kit de Ferramentas Elétricas Modular, desenvolvido pela Volkswagen para o segmento de compactos, a Audi e a Porsche estão trabalhando juntas para implementar a eletrificação de arquitetura premium para carros elétricos de médio egrande portes. Esses projetos de cooperação reduzem substancialmente os custos de desenvolvimento. Para o cliente, isso significa uma opção disponível rapidamente de um amplo portfólio para a condução sem emissões.
Com a mobilidade elétrica, a Audi também adota uma abordagem holística e conservadora de recursos: em Bruxelas, o e-tron é o primeiro carro premium com produção de alto volume com certificação neutra de CO2.
LEIA MAIS: BMW i3: como é a vida andando de elétrico em São Paulo. Saiba detalhes