Tamanho do texto

Hatch esportivo terá versão de produção fabricada a partir do fim do ano, de acordo com a marca alemã. Nova geração deverá chegar em 2019

VW Golf GTI TCR: nova versão esportiva deverá ser a última da atual geração do modelo na Europa
Divulgação
VW Golf GTI TCR: nova versão esportiva deverá ser a última da atual geração do modelo na Europa

São revelas imagens do protótipo do VW Golf GTI TCR, modelo conceitual com uma série de itens exclusivos que servirão de base para a versão que será produzida a partir do fim do ano, conforme informacões da própria fabricante.

LEIA MAIS: Volkswagen vai deixar de fabricar Golf no México a partir de 2019

 A sigla TCR vem de Touring Car Racing, que corresponde ao campeonato disputado na Europa. Entre as mudanças em relação ao VW Golf GTI convencional, o motor 2.0 turbo passou dos 220 cv para 290 cv, com 37,8 kgfm de torque a meros 1.600 rpm.

Mesmo com tanta potência, a tração é dianteira, mas funciona com bloqueio de diferencial para melhor distribuição entre as rodas. E a caixa de câmbio é sequencial, de dupla embreagem e sete marchas. Pelo menos por enquanto, a VW não divulgou números de aceleração, apenas que a velocidade máxima poderá ser aumentada dos originais 250 km/h para 264 km/h, como opcional.

Na parte estrutural, entre as modificações, incluíram freios maiores, dois radiadores extras para melhor refrigeração do motor em pista e rodas de aro 18 de alumínio forjado, com opção de escolher por um conjunto de aro 19 se o cliente quiser. Além disso, reduziram o vão livre do solo em 20 mm para ajudar na estabilidade nas curvas.

LEIA MAIS: VW Golf GTI: um dos poucos hatches médios esportivos que sobraram no Brasil

Traje de “guerra”

No interior, os bancos são revestidos com um novo tipo de tecido e o volante vem com marcação bem no centro
Divulgação
No interior, os bancos são revestidos com um novo tipo de tecido e o volante vem com marcação bem no centro

 O estilo do Golf GTI original foi modificado na versão conceitual GTR com a instalação de novos para-choques com entradas de ar mais largas e desenho mais agressivo. No caso dos traseiros ainda há difusores de ar e encaixe para as novas saídas de escapamento, feitas de titânio pela renomada  Akrapovič e disponíveis apenas na versão R, como opcional.

Por dentro, um dos destaques fica por conta dos bancos Recaro, com largos apoios laterais, mas com revestimento diferenciado, feito e microfibra, mesmo material usado nas laterais das portas e na coifa da alavanca de câmbio. No volante de base achatada colocaram uma marcação vermelha bem no centro, como acontece mos modelos de competição.

LEIA MAIS: Próxima geração do Volkswagen Golf começará a ser produzida em 2019

E tudo indica que escolheram essa versão TCR para despedida a atual geração do VW Golf GTI na Europa, uma vez que a nova deverá ser umas principais atrações do Salão de Paris (França), entre os dias 4 e 14 de outubro.   

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.