Estamos às vésperas de um grande lançamento que promete balançar o mercado nacional. O Toyota Yaris já está batendo na porta, de olho no sucesso do Volkswagen Polo que hoje ocupa posições de respeito no ranking de vendas. Em sua nova investida, a Toyota o maior núcleo de vendas do Brasil: os hatches compactos. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), o segmento representou 27% das vendas gerais entre janeiro e maio.

LEIA MAIS: Audi Q8 aparece em suas primeiras imagens oficiais

Para matar um pouco a curiosidade, a reportagem de iG Carros revela cinco fatos interessantes sobre o novo Toyota Yaris , o modelo que deixará todos os compradores potenciais do Volkswagen Polo na dúvida. Acompanhe.

1 - Sedã e hatch chegam juntos

Toyota Yaris Sedan: imagem oficial enviada pela fabricante mostra detalhes de como será a versão nacional
Divulgação
Toyota Yaris Sedan: imagem oficial enviada pela fabricante mostra detalhes de como será a versão nacional

Essa estratégia é bem diferente do que foi feito por Fiat e Volkswagen. Primeiro, tivemos os lançamentos dos hatches compactos Argo e Polo, ainda em 2017. No começo de 2018, vieram suas versões sedã, Cronos e Virtus.

A intenção da Toyota é chegar com tudo e apostar nas versões hatch e sedã desde o princípio. Isso já foi confirmado pela marca japonesa, que tentará destronar os dois carros da Volkswagen de uma vez. Atualmente, Polo e Virtus são líderes de seus respectivos segmentos, conforme os dados da Fenabrave.

2 - Um carro mais jovial

Hatch terá um dos maiores porta-malas da categoria, com cerca de 300 litros de capacidade entre os atrativos
Divulgação
Hatch terá um dos maiores porta-malas da categoria, com cerca de 300 litros de capacidade entre os atrativos

O Yaris poderá reduzir a idade média dos compradores de Toyota. O Corolla, por exemplo, é um carro constantemente associado a homens de meia idade que já “venceram na vida”. Com o novo modelo, a marca poderá abocanhar uma parcela de mercado que não tem o poder aquisitivo necessário para comprar o Corolla, mas que também não se interessa pelo Etios.

LEIA MAIS: Mitsubishi ASX 2.0 revela robustez por trás de projeto maduro

Apesar de todas as suas qualidades, o Etios é visto como um carro muito simples para os padrões da marca japonesa, tanto de acabamento quanto conjunto mecânico. A versão automática, por exemplo, ainda é oferecida com câmbio de quatro marchas. Com as mudanças constantes na categoria dos hatches e sedãs, a Toyota decidiu criar um novo modelo para ocupar a lacuna que existe entre a versão mais cara do Etios e o Corolla de entrada, entre R$ 65 mil e R$ 92 mil.

3 - Novo conjunto mecânico

Motores 1.3 e 1.5, vindos do Etios, vão equipar o novo modelo da marca japonesa fabricado no Brasil
Divugalção/Toyota
Motores 1.3 e 1.5, vindos do Etios, vão equipar o novo modelo da marca japonesa fabricado no Brasil

O câmbio automático, de quatro marchas, do Etios, não empolga, mas o modelo manual é um dos carros mais legais para acelerar. Tanto é que a marca utilizará a mesma família de motores do hatch de entrada no Yaris. As mudanças ficam por conta do câmbio, que terá a opção manual de seis velocidades, bem como a versão CVT - conforme revelado pelo nosso colunista Glauco Lucena, do site AutoBuzz .

Espere pelo mesmo 1.3, de 98 cv e 13,1 kgfm de torque, junto do competente 1.5, de 107 cv  e 14,7 kgfm de torque. Ironicamente, no mesmo dia do lançamento do Volkswagen Polo no ano passado, a Toyota ironicamente anunciou o investimento de R$ 1,6 bilhão na fábrica de Porto Feliz (SP), onde seus motores são feitos.

4 - Design global

Toyota Yaris Tailandês terá vários itens em comum com a versão que está prestes a ser lançada no mercado brasileiro
Divulgação
Toyota Yaris Tailandês terá vários itens em comum com a versão que está prestes a ser lançada no mercado brasileiro

Este será outro diferencial do Yaris em relação ao Polo. No Brasil, o modelo da Volkswagen adota design mais esportivo, seguindo uma linha oposta ao modelo europeu. Para-choque, rodas e até os retrovisores do Polo são diferentes por aqui, em relação ao europeu.

O Yaris, por outro lado, será igual ao modelo que foi apresentado na Tailândia no ano passado, acabando com os boatos de que a Toyota simplificaria a versão nacional. A intenção é torná-lo um modelo global, com poucas diferenças em cada lugar do mundo.

5 - Segurança de carro premium

Toyota Yaris Sedan recebe nota máxima nos testes de colisão do ASEAN NCAP,  da Ásia.
Divulgação
Toyota Yaris Sedan recebe nota máxima nos testes de colisão do ASEAN NCAP, da Ásia.

Seguindo o exemplo do Toyota Etios, desde as versões mais básicas, o Yaris virá com controle de estabilidade e tração. Também podemos esperar por airbags de cortina nas versões mais caras. Na Tailândia, a versão topo de linha vem equipada com sete airbags (contando com dois frontais, de cortina e para joelho de motorista e condutor), mas o modelo nacional será um pouco mais simples.

LEIA MAIS: Chevrolet Prisma chega à linha 2019 com novidades

Também não podemos prever o seu desempenho em teste de colisão. Apesar de manter a aparência do modelo tailandês, que é feito sob a estrutura TNGA, o Toyota Yaris nacional será feito sob uma versão modificada da plataforma do Etios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!