Tamanho do texto

Navegadores, detector de sono e até calculadora de consumo podem ajudar o motorista a enfrentar o desafio de se sair bem nas ruas e avenidas

Quando falamos de aplicativos para carros, pensamos primeiramente no Waze. É praticamente impossível ir a um lugar desconhecido sem o recurso de navegação, tanto é que alguns modelos fazem até o espelhamento da tela do celular na central multimídia, para facilitar a experiência.

LEIA MAIS: Bolhas nos pneus: o que são, quais os perigos e como evitar?

Mas saiba que o sistema com interface descontraída e infantil não é o único recurso útil para quem usa o carro no dia a dia. Partindo disso, a reportagem do iG lista os cinco aplicativos para carros mais legais disponíveis na Apple e Play Store.

LEIA MAIS: Jeep Renegade Custom Diesel: um SUV para quem não tem frescuras

1 - Carrorama

Entre os aplicativos para carros, o Carrorama irá auxiliar na manutenção e durabilidade do seu modelo
Divulgação
Entre os aplicativos para carros, o Carrorama irá auxiliar na manutenção e durabilidade do seu modelo

Algumas marcas, como a Volvo, já lançaram aplicativos de informações remotas. É o caso do On Call, que detalha diversas características do veículo na tela do celular. Quer saber o nível de gasolina, ou traçar a rota do GPS antes mesmo de entrar no carro? O aplicativo fará isso para você. A Ford também disponibilizou o Pass, que facilita a interação entre motorista e fabricante para marcar revisões e até receber dicas de programações de entretenimento na cidade.

LEIA MAIS: Conheça 5 esportivos seminovos que valem a pena por até R$ 80 mil

Mas não se sinta excluído. Se o seu carro não oferece nenhuma dessas funcionalidades, o Carrorama poderá quebrar o galho. Você sabe quanto gasta de combustível com seu carro por mês? Por ano? Ou se ele roda melhor com gasolina ou etanol? Responder esse tipo de questão é a principal funcionalidade do Carrorama. Ele também poderá te lembrar de revisões, ou manutenções preventivas antes de viajar. Disponível para Android e iOS, o aplicativo também é capaz de enviar todas as informações para o condutor via e-mail, para um review mais detalhado.

2 - Spotify

Navegue livremente pelo aplicativo de streaming sem tirar as mãos do volante com o Spotify,  com espelhamento de tela
Divulgação
Navegue livremente pelo aplicativo de streaming sem tirar as mãos do volante com o Spotify, com espelhamento de tela

Você deve estar estranhando a presença do Spotify por aqui, mas saiba que ele não é um player de música como qualquer outro. Por trás da interface intuitiva, a facilidade de baixar músicas e podcasts ou criar playlists , temos um sistema muito eficiente para quem gosta de fazer tudo isso no carro.

Por meio do pareamento via Android Auto ou Apple CarPlay, você poderá executar todas as funções do Spotify pelo volante multifuncional. O player convencional que vem no celular não permite, por exemplo, que você troque de playlist ou saia da sessão de músicas para podcasts . Com o Spotify, você jamais terá que pegar no celular para fazer esse tipo de coisa. Disponível para Android e iOS, o Spotify oferece um mês de uso grátis antes de apresentar um plano de assinatura.

3 - Gasoleta

Não sabe qual é o combustível mais em conta para abastecer? Baixe o Gasoleta para saber qual é a melhor opção
Divulgação
Não sabe qual é o combustível mais em conta para abastecer? Baixe o Gasoleta para saber qual é a melhor opção

Ainda estamos um pouco traumatizados com a greve dos caminhões que afetou o Brasil nas últimas semanas. Com a situação normalizada, só o fato de abastecer já preenche os nossos corações. Os preços, entretanto, continuam uma facada.

LEIA MAIS: Veja 5 SUVs que você nem lembra que são vendidos no Brasil

Você vai colocar gasolina ou etanol no seu carro? O Gasoleta pode ajudar com uma conta bem simples. De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da Gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina. Apesar de ser interessante, o Gasoleta aparecerá apenas para quem usa sistema Android. Se o seu carro não for bicombustível, não fará muito sentido.

4 - Navier HUD 3

Com o Navier HUD 3, seu carro básico poderá ter tecnologia de modelo premium. Porém,   verifique como está a bateria
Divulgação
Com o Navier HUD 3, seu carro básico poderá ter tecnologia de modelo premium. Porém, verifique como está a bateria

Alguns carros já oferecem head-up display , que projetam informações como conta-giro e velocidade no para-brisa. Dessa forma, o motorista não precisa desviar os olhos da rota para olhar o cluster . Para os carros que não oferecem o dispositivo, há uma escapatória.

LEIA MAIS: Veja os 5 hatches compactos mais econômicos com motor 1.0

O Navier Head Up Display 3 é um app de navegação que ajuda o motorista a manter a atenção na estrada ao conduzir. Basta posicionar o smartphone com a tela virada para o para-brisas, e as informações de condução serão projetadas nele. Entretanto, o Navier HUD ainda é exclusivo para sistema Android.

5 - Drive Awake

Recomendamos o Drive Awake, caso você precise dirigir por muito tempo durante a noite
Divulgação
Recomendamos o Drive Awake, caso você precise dirigir por muito tempo durante a noite

Outra funcionalidade presente em alguns carros mais modernos é o detector de sono. Por meio de uma série de estímulos como passar da faixa ou redução de velocidade, o sistema percebe que o motorista está sonolento e sugere pausa para tomar um café e esticar as pernas.

LEIA MAIS: Saiba quais são os 5 melhores câmbios automáticos que já experimentamos

O Drive Awake é basicamente a mesma coisa. Desenvolvido para ajudar motoristas que dirigem por muitas horas, você deverá posicionar o celular de uma maneira que a câmera frontal tenha visão de seus olhos. Caso perceba que o condutor está em situação de risco, o aplicativo irá sugerir uma parada. Neste caso, o aplicativo está disponível apenas em inglês para sistema iOS. Qual dos aplicativos para carros você curtiu mais? Deixe nos comentários.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.