Tamanho do texto

Fabricante alemão muda planos na sua linha de SUVs para os próximos anos. Saiba mais detalhes das novidades que estão por vir

Audi e-tron: protótipo é a versão conceitual do novo SUV da Audi que será lançado nos próximos meses, assim como o Q8
Divulgação
Audi e-tron: protótipo é a versão conceitual do novo SUV da Audi que será lançado nos próximos meses, assim como o Q8

As fabricantes continuam estudando suas estratégias no segmento de SUVs, o que mais cresce atualmente no mercado automotivo global. Dentro desse contexto, a Audi deverá lançar um modelo bem luxuoso e grande, o Q9, que será rival de Range Rover Vogue, Bentley Bentayga,  Rolls-Royce Cullinan e companhia, informa o site da revista inglesa Autocar. Ainda de acordo com a publicação, o projeto do pequeno Q1 deverá ser cancelado, deixando o Q2 como o menor utilitário esportivo da marca. Confia a seguir mais detalhes do novo SUV da Audi.

LEIA MAIS:  Audi Q8 será uma das atrações no Salão do Automóvel, em novembro

Havia rumores de que a Audi poderia lançar o Q1 baseado no Volkswagen T-Cross, mas segundo estudos da fabricante não há espaço para um SUV menor que o Q2 na linha. Entretanto, o hatch compacto A1 vai continuar sendo fabricado como rival do Mini Cooper. Conforme as novas conclusões a que chegou a marca alemã, ao invés de um modelo pequeno o mercado aponta para um carro na outra ponta da linha, o grandalhão Q9, que deverá o novo SUV da Audi.

Antes do Q9, a Audi  tem planos de lançar a nova geração do Q3 e o SQ2, versão esportiva do menor SUV da marca atualmente. Na lista de novidades do segmento, outro destaque fica por conta do Q8, que acaba de ser mostrado na China e será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre 8 e 18 de novembro.

LEIA MAIS: Audi A1 2019 é revelado na 2ª geração, completamente renovado

Pelo o que diz a Autocar, outra novidade é que o recém-apresentado Q8 terá versões híbrida e esportiva. E o future Q9 deverá oferecer ainda mais tecnologia que os rivais da Bentley e Land Rover, entre outras vantagens, ainda de acordo com a marca alemã. Quanto ao Q1, outro problema que deve ter influenciado na decisão de engavetar o projeto é a questão da lucratividade.

Novo Q8 vem por aí

O “rouba cena” da Audi no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre 8 e 18 de novembro, será o Audi Q8. O carro de desenho arrojado vem com linhas que inspiram robustez e calçado em enormes rodas cujo diâmetro começa em 20 polegadas e vai aumentando, de acordo com a versão e os itens opcionais.

Por dentro, o que reina é o aspecto hi-tech, com volante multifuncional com base achatada, revestido de couro Alcantara e detalhes metálicos e pintados de preto brilhante. Assim como todos os modelos da marca de quatro argolas, o cluster é digital e configurável. E o sistema multimídia vem com tela sensível ao toque, para controlar, inclusive, o ar-condicionado.

LEIA MAIS: Audi mostra SUV elétrico capaz de rodar 400 km antes da recarga

Espaço também não falta no Q8, que tem porta-malas de 605 litros de capacidade com a terceira coluna de bancos rebatida. Pelo menos por enquanto, na linha de motores do novo SUV da Audi que será oferecida está incluído um V6, a gasolina, de 340 cv e dois a diesel, de 231 cv e 286 cv, ambos com tração integral. 

Fonte: Autocar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.