Tamanho do texto

Modelo chega às concessionárias ainda no início de 2019. Mas começa a ser fabricado no Brasil dentro de dois meses. Veja detalhes

VW T-Cross: desenho mostra traseira do novo SUV da marca alemã, que também será vendido na Europa
Divulgação
VW T-Cross: desenho mostra traseira do novo SUV da marca alemã, que também será vendido na Europa

O VW T-Cross, que poder ser descrito como o principal lançamento da marca alemã na década, volta a aparecer em imagens teaser que revelam um pouco mais sobre seu misterioso design. O que mais chama atenção é a traseira com lanternas interligadas,  detalhe que poderá não ser adotado no carro que começa a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), a partir de setembro próximo e chega às lojas no início de 2019.

LEIA MAIS: Volvo XC40: SUV de luxo, mas sem exageros

Isso mostra que o VW T-Cross poderá ser fabricado com algumas diferenças pontuais, dependendo do país. Lanternas traseiras interligadas são custosas demais para um SUV que deve começar na casa dos R$ 75 mil em suas versões básicas.

Detalhe em esboço oficlal da Volkswagen revela como será a frente do novo SUV compacto, derivado do Polo
Divulgação
Detalhe em esboço oficlal da Volkswagen revela como será a frente do novo SUV compacto, derivado do Polo

Em outros quesitos, os esboços revelados pela Volkswagen mostram um SUV inspirado em sua nova linguagem visual, semelhante ao T-Roc europeu. Destaque para os faróis de neblina em formato quadriculado e grade dianteira protuberante. A Volkswagen guarda o T-Cross atrás de sete chaves, e são poucas as informações reveladas até o momento. 

LEIA MAIS: Chevrolet Onix LTZ 2019: confira todos os detalhes da renovação

Seguindo pistas

Skoda Kamiq antecipa diversos detalhes do futuro VW T-Cross, feito sobre a plataforma MQB
Divulgação
Skoda Kamiq antecipa diversos detalhes do futuro VW T-Cross, feito sobre a plataforma MQB

É possível especular um pouco mais sobre o T-Cross analisando outros SUVs do Grupo Volkswagen, e o melhor exemplo do momento é o novo SUV tcheco, o Skoda Kamiq. Apresentado no Salão de Pequim (China), o modelo é feito sob os mesmos moldes do nosso futuro SUV.

A partir disso, podemos prospectar que o T-Cross terá medidas aproximadas ao novo lançamento da Skoda. Em suas dimensões, o Kamiq tem 4,39 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. Comparando com o Hyundai Creta, que tem dimensões semelhantes, o novo SUV é 10 cm maior. A largura, entretanto, é a mesma.

LEIA MAIS: Veja os 5 hatches compactos mais econômicos do Brasil, com câmbio automático

Em seu pacote de motores, o T-Cross contará com a mesma gama do VW Polo. Espere pela unidade 1.6 MSI de 120 cv, bem como o 1.0 TSI, de 128 cv de potência para a versão mais sofisticada quando tiver apenas etanol no tanque. 

Além do novo VW T-Cross , a marca confirma 20 novos lançamentos até 2020, sendo que 13 serão feitos no Brasil, 2 na Argentina e outros 5 importados. Entre eles, 5 serão SUVs. O investimento em utilitários esportivos faz parte da estratégia da marca de retomar a liderança no mercado brasileiro. Amarok, Tiguan Allspace e o Novo Golf já estão no mercado. Depois deles, espere pelas renovações de Jetta e Touareg, possivelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.