Tamanho do texto

Sergio Quintanilha traça o panorama sobre o mercado jornalístico em nova obra, publicada pela Fontenele

Sergio Quintanilha (à esquerda) presenteia Marcos Rozen, diretor do Museu da Imprensa Automotiva
Sergio Quintanilha/República do Automóvel
Sergio Quintanilha (à esquerda) presenteia Marcos Rozen, diretor do Museu da Imprensa Automotiva

Editor-chefe da revista Motor Show, mestre em comunicação e colunista do IG Carros, Sergio Quintanilha apresenta seu novo livro “Revolução do Jornalismo Automotivo: a reinvenção da mídia especializada em carros”. Publicado pela Fontenele com patrocínio do site Mercado Livre, a obra trará um panorama sobre o mercado jornalístico especializado em automóveis, contando com a transição do impresso para a internet, técnica, rotina e perfil dos jornalistas que trabalham na área.

LEIA MAIS: Fiat erra no posicionamento do sedã Cronos

Sergio Quintanilha promete trazer um olhar atento e crítico sobre o cenário do jornalismo automotivo, como processos transitórios, papel social e credibilidade.  “As tecnologias que permitiram a divulgação de notícias por qualquer pessoa criaram uma tensão entre os especialistas e os amadores”, diz ele.

Assim como sua coluna no iG Carros, “Revolução do Jornalismo Automotivo: a reinvenção da mídia especializada em carros” também trará uma análise do peculiar mercado automotivo no Brasil. Por contar com um panorama completo sobre este tipo de editoria, a obra vem bem a calhar para estudantes de jornalismo que pretendem ingressar no segmento. O próprio Quinta - como é conhecido entre seus parceiros de imprensa - é responsável por apadrinhar diversos jornalistas em sua primeira ingressão na editoria de carros.

“Para quem deseja trabalhar com automóveis, o livro mostrará como o segmento é dividido em castas pelas montadoras. Isso reflete, por exemplo, no maior ou menor acesso a carros, de acordo com a sua relevância editorial”, diz Quintanilha.

LEIA MAIS: Precisamos falar sobre o Golf

O lançamento de  “Revolução do Jornalismo Automotivo: a reinvenção da mídia especializada em carros” acontecerá no próximo dia 18 de julho, no Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César, São Paulo). A entrada é gratuita, e o livro será vendido por R$ 30 no evento. Em seguida, as vendas continuam pelo Facebook, por R$ 35, mais os custos de envio.

Sobre o autor

Sergio Quintanilha é jornalista e atua no mercado de automóveis desde 1989. Liderou as redações do jornal O Estado do Paraná e as revistas Grid, Racing, Quatro Rodas, Carro, Carro Hoje, Motor Quatro e Motor Show. Fez mestrado na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e atualmente pesquisa a divulgação científica de automobilismo na USP.

LEIA MAIS: Por que a Toyota vende menos carros do que o Brasil quer?

Desde 2017, Sergio Quintanilha conduz a coluna “ República do Automóvel ” no iG Carros, onde apresenta um olhar além dos motores e volantes. São diversas análises do mercado de veículos novos, contando mais sobre o comportamento e perfil do brasileiro e as estratégias das principais montadoras em processo de consolidação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.