Tamanho do texto

SUV fica mais esportivo, refinado e potente em sua nova geração

Audi Q3: linhas musculosas e agressivas marcam a nova geração do SUV com maior volume de vendas da marca
Divulgação
Audi Q3: linhas musculosas e agressivas marcam a nova geração do SUV com maior volume de vendas da marca

O SUV mais em conta da marca das quatro argolas também era o mais defasado. O Audi Q3 foi lançado em 2011, contando com uma reestilização discreta em meados de 2015. Alguns rivais cresceram e outros novos chegaram ao mercado, obrigando que a nova geração do SUV fosse lançada com mais urgência. Eis que a marca revela as primeiras fotos do modelo, que será mostrado em detalhes durante o Salão de Paris (França).

LEIA MAIS: Hyundai Creta 2019 ganha nova central multimídia com TV digital

Ainda não há qualquer informação sobre a chegada do Novo Audi Q3 ao Brasil. Feito em São José dos Pinhais (PR), o modelo continua sendo vendido por aqui em sua primeira geração. A inspiração não poderia ter sido mais clara. O Q3 bebe de todas as fontes do design do novo Q8, que será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo.

Ele ficou maior e mais esportivo. Agora são 4,49 metros de comprimento - 9,7 cm mais do que o modelo anterior. A largura de 1,85 m, contando também com 1,59 m de altura. O que mais reflete no habitáculo é o entre-eixos, que cresceu 7,8 cm em relação ao modelo nacional, e passa a medir 2,68 metros.

Ainda falando sobre o interior, o Audi Q3 segue a linguagem de design dos últimos lançamentos da marca. A central multimídia que antes era rebatida manualmente perde espaço para uma grande tela de 8,8 polegadas nas versões mais baratas, ou 10,1 polegadas nos modelos topo de linha.

Ao menos na Europa, os mostradores analógicos foram aposentados. No lugar dele, entra o novo virtual cockpit, que pode ser de 10,2 ou 12,3 polegadas, ainda conforme a versão. Comparado com o modelo atual, é um grande salto tecnológico. O acabamento interno também melhorou. Quando foi nacionalizado, o Audi Q3 perdeu o acabamento de toque macio das portas, algo que volta a aparecer na versão 2019.

LEIA MAIS: Veja 5 tecnologias que vão mudar o futuro dos carros nos próximos anos

Também na Europa, o Audi Q3 trará três motores a gasolina e dois diesel, sendo que todos são turbo. As potências variam entre 150 cv e 230 cv, com câmbio manual de seis velocidades ou automático de sete. O mais provável é que o modelo vendido no Brasil mantenha os motores do Golf: 1.4 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI, que passa a entregar 230 cv, da versão GTI.

Q8 no Salão do Automóvel

Audi Q8 trará seu tamanho e imponência para o Salão do Automóvel. Mas também há chances do Audi Q3 aparecer
Divulgação
Audi Q8 trará seu tamanho e imponência para o Salão do Automóvel. Mas também há chances do Audi Q3 aparecer

O terreno dos SUVs compactos de luxo já conta com modelos como Volvo XC40, Jaguar E-Pace, BMW X1 e Mercedes GLA, todos mais modernos que o modelo da marca alemã sediada em Ingolstadt. É possível que o carro chegue por aqui no segundo semestre de 2019, mas há chances do carro ser mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre 8 e 18 de novembro.

Para a ocasião, a grande estrela da marca das quatro argolas confirmada no salão até agora é o Q8. o maior SUV da marca. Mais equipado que o irmão Q7, o novo grandalhão vem para brigar com o BMW X7, que também está confirmado para o Brasil.

LEIA MAIS: BMW X2 se mostra um contraponto em um mundo cada vez mais chato

O Q8 chega muito bem equipado e é mais largo, mais curto e mais baixo que seu irmão Q7. Oferece um interior espaçoso devido a distância entre-eixos de quase três metros. Também pode ter a terceira fileira de bancos para mais dois passageiros.

O motor é 3.0 turbodiesel de 290 cv e 61,2 kgfm de torque máximo e o câmbio automático tem oito marchas. É capaz de acelerar até 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 231 km/h. Nos próximos meses, a gama do Audi Q8 deve aumentar com a chegada de versões com motor 3.0 turbodiesel de 234 cv e outro 3.0 turbo a gasolina de 344 cv. No Brasil, o Q8 deverá chegar antes do que o novo Audi Q3 .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.