Quem gosta de carro, pode se sentir atraído pelo design, pelo ronco, pela potência, dirigibilidade, por tudo isso e outras qualidades. Apesar de toda a emoção ao guiar um automóvel de respeito, se você quer ser lembrado pela sua máquina, esse status é o que fará de você, caro leitor, um playboy. E se o manobrista estacionar os carros de playboy na frente da balada, é porque os donos deles estão fazendo bom uso.
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Sendo assim, confira que iG Carros preparou sobre alguns carros de playboy , de épocas diferentes no mercado. Alguns foram inovadores, uns contam com motor grande, outros também têm potência, mas com menos cilindrada (devido ao downsizing , na era automotiva), mas o comum à todos é que são extravagantes.
1- VW Gol GTI
Quem viveu os anos 80 e 90, lembra que esse carro chegou com tecnologias inéditas e, como um bom carro de playboy, virava pescoços por onde passava. O Gol GTI se destacava por vários detalhes, entre os quais a pintura da carroceria Azul Mônaco, com para-choques na cor cinza, bancos esportivos da Recaro e rodas exclusivas, conhecidas como “pingo d'água” e as famosas "Orbitais". Entretanto, a maior novidade estava debaixo do capô, já que o hatch foi o primeiro modelo nacional equipado com injeção eletrônica multiponto.
Sobre esse último aspecto, possibilitou chegar nos 125 cv na versão do AP 2000 antes do catalisador de tornar obrigatório, em 1992. Com isso, o hatch esportivo era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e à velocidade máxima de 185 km/h, de acordo com a fabricante, apesar do coeficiente aerodinâmico desfavorável (Cx 0,43). De tão revolucionário e por mexer com o imaginário das pessoas, o GTI segue valorizado no mercado. Um exemplar em boas condições, pode sair por R$ 60.000, R$ 70.000, R$ 80.000 e até superar os R$ 100.000 em alguns casos.
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2- Fiat Punto T-Jet
O Punto T-Jet não só chamava atenção pelo design arrojado e pela personalidade, como também por ter sido o carro turbo mais em conta que se podia comprar no seu lançamento, em 2010. Inclusive, além de ser o sucessor do Uno Turbo, antecipou a onda do downsizing entre os carros modernos, que surgiria apenas em meados de 2012 e se tornaria mais popular no ano seguinte.
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Apesar disso tudo, o que os playboys vão lembrar mesmo é do motor 1.4 turbo, de 152 cv - o mesmo utilizado no 500 Abarth, quem adicionava variabilidade na válvula de admissão para produzir 167 cv. Além da aceleração de 0 a 100 km/h de 8,3 segundos, dos 203 km/h de velocidade máxima e do modo de condução esportiva por meio de um seletor (para enrijecer a suspensão, volante e aumentar a agressividade do acelerador), muitos por aí preparam seu sistema de escape para desfrutar do ronco borbulhante da saída do escapamento.
3- Hyundai Veloster
Apesar dos apelidos atribuídos ao cupê de 3 portas com motor 1.6 do HB20 (e a mesma potência), não há de se negar que, além do “ronquinho de esportivo”, seu visual futurista - repleto de vincos, curvas e linhas fluidas, que remete os modelos conceituais - o destaca dos outros carros da rua. Definitivamente os playboys "piram" por esses atributos.
Entretanto, não há de se negar o fato que se esconde por trás dessa “casca” de ostentação. De acordo com dados de fábrica, o carro faz de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos, tempo maior que os 12,5 segundos do despretensioso Fiat Uno 1.0 e muito decepcionante para um carro que foi declarado com 140 cv, pelo Grupo CAOA.
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4- Ford Escort XR3
Se pudéssemos eleger o carro mais legal já feito no Brasil em nossa lista, o Escort concorreria ao topo. Ele foi um dos carros mais emblemáticos do nosso mercado, apostando num design esportivo e jovial que fez a cabeça dos adolescentes e playboys dos anos 80 e 90. O garoto propaganda, Ayrton Senna, também ajudava bastante na divulgação, uma vez que remetia desempenho e esportividade.
O XR3 possui de fábrica suspensão diferenciada, molas e amortecedores pressurizados com mais carga e barra estabilizadora mais espessa. Os bancos esportivos da Recaro passaram a ser oferecidos a partir de 1991. Enquanto isso, o motor CHT Fórmula conta com cabeçote com válvulas de 40mm, comando com maior graduação, carburador Weber com venturis maiores, radiador de óleo e coletor especial. O resultado são 82,7 cv (10 cv a mais do que versão comum). Além disso, o diferencial tem relações mais curtas para aproveitar a elevação da faixa de torque.
5- Chevrolet Camaro
Este é um passo adiante dos outros listados. Presente no imaginário dos jovens da chamada geração x, hoje, após anos guardando dinheiro, podem comprá-lo para acalmar os ânimos da crise da meia idade. Enquanto isso, os jovens de hoje o conhecem melhor pelo filme “Transformers”, clipes de músicas sertanejas e video games. Com o Ford Mustang fora de cena no Brasil até este ano, o Chevrolet Camaro foi o muscle car que mais chamou atenção de todos por aqui.
O estilo retrô contrasta com o futurista, algo bastante valorizado entre os carros de playboy no mundo todo, inclusive no Brasil. Em abril de 2010, foi escolhido como o melhor modelo do World Car of the Year Awards. E chegou a vender mais de 500 mil unidades desde o lançamento. No SS da geração atual, o V8 saltou de 406 cv para 461 cv, com 62,9 kgfm. Além disso, conta com controles eletrônicos de tração e estabilidade de série, para ajudar na segurança ao volante.