Ainda estamos em um ponto ao qual é perfeitamente aceitável assimilar um SUV com design de cupê à uma marca premium. Os grandes X4 e GLA Coupé são bons exemplos desse pensamento que visa instaurar um caráter mais descolado. Mas no gelado Salão de Moscou (Rússia), uma nova aposta promete quebrar este paradigma, e ele atende pelo nome Renault Arkana.
LEIA MAIS: Duster não terá mais versão de sete lugares. Saiba detalhes
O modelo apresentado no evento, trajado em uma belo tom escarlate, não chega a ser a versão oficial. Ao menos, é bem próxima dela. A marca diz que o Renault Arkana é “uma fusão entre a elegância de um sedã com a robustez de um SUV”, e chegará ao mercado para competir com as versões mais caras de VW Tiguan Allspace, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008.
Conceitos costumam ser exagerados e o Arkana não é diferente. Uma das coisas que você não verá no modelo de produção são as gigantescas rodas aro 19. A linha de cintura alta, a silhueta em formato cupê e o teto solar panorâmico, por outro lado, terão uma chance na versão definitiva do Arkana.
LEIA MAIS: Renault reduz versões do sedã Logan. E o hatch Sandero fica mais caro
É interessante notar como a Renault incorporou sua identidade visual ao novo SUV. Os lustres dianteiros trazem acentuações diferenciadas em LED, em referência ao sedã de luxo Talisman. A traseira, por sua vez, segue o mesmo padrão do Renault Megane europeu.
Você viu?
Embora a fabricante não tenha comentado nada sobre a chegada do Arkana ao Brasil é possível que o carro venha a ser vendido no País dentro de dois anos. Na Rússia, onde o SUV com ares de cupê foi mostrado, as vendas estão confirmadas para começarem a acontecer em 2019.
Além do Renault Arkana
O subcompacto Kwid, lançado em agosto do ano passado, foi a novidade mais recente da Renault no Brasil. Pelo o que se sabe até agora, a picape média Alaskan deverá ser a próxima. O utilitário deverá, enfim, ser mostrado no Salão do Automóvel, entre 8 e 18 de novembro, com as vendas iniciadas logo em seguida.
A picape tem o mesmo conjunto mecânico da Nissan Frontier A Alaskan deverá ter motor diesel 2.3 twinturbo (dois turbos, um para rotações baixas, outro para altas), além do 2.5 a gasolina. Serão duas configurações de cabine (provavelmente dupla e simples), tração 4×2 ou 4×4 com redução, e itens como câmera de estacionamento 360 graus (como no Nissan Kicks), entre os equipamentos disponíveis.
LEIA MAIS: Nova picape Renault Alaskan é revelada. Chega ao Brasil em 2018
Também espera-se que a dupla Logan e Sandero recebam uma série de mudanças não apenas estéticas, mas na qualidade de acabamento e no conjunto mecânico. Entre as principais novidades deverá aparecer a opção do câmbio automático CVT que entrará no lugar do automatizado Easy R. Serão modelos que chegarão antes do Renault Arkana , que poderá chegar ao Brasil apenas a partir de 2020. Assista abaixo ao vídeo do novo SUV.