Um dos carros mais bem sucedidos do Brasil aparece em sua nova geração na China. Eis o Novo Toyota Corolla, apresentado oficialmente durante o Salão de Guangzhou, na madrugada de hoje. O sedã é o último integrante da família Corolla a ser apresentado oficialmente. Antes dele, vieram os modelos hatchback e a saudosa perua Fielder. Conforme antecipado pela reportagem do iG Carros, o eterno rival do Honda Civic chegará às concessionárias brasileiras apenas em 2020.
LEIA MAIS: Chevrolet Cruze Sedan ganha quatro estrelas em teste de colisão
Não se confunda com as imagens, pois o Novo Toyota Corolla terá visuais diferentes de acordo com a versão. Serão três propostas: convencional, híbrida e esportiva. Sem fugir da identidade que a marca japonesa compôs nos últimos anos, o sedã médio surge com design mais angular e agressivo, marcado por vincos fortes. Destaque para o novo formato dos faróis dianteiros e a protuberante grade frontal.
A traseira segue uma linha bem mais conservadora, se julgarmos pela ousadia da Toyota ao acrescentar características mais esportivas à dianteira. Um grande anteparo foi instalado na parte inferior para compor a nova proposta do modelo que sempre teve uma fama sóbria. Tal como os produtos mais recentes da Toyota, o Novo Corolla também é feito sob a nova plataforma global da marca, conhecida como TNGA. Ele tem 4,64 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Em comparação ao modelo atual, mantém praticamente todas as medidas.
LEIA MAIS: Nova Mitsubishi L200 Triton é relevada na Tailândia
Vale dizer que o para-choque dianteiro está um pouco menor, melhorando o ângulo de ataque. De acordo com a Toyota, o novo design dianteiro permitiu que o motor fosse instalado um pouco mais abaixo que o modelo atual. Dessa forma, o ângulo de visão para o capô também foi aprimorado.
O que mais chama atenção por dentro é a central multimídia de sete polegadas flutuante, com sistemas Apple CarPlay e Amazon Alexa para espelhamento de tela. Em contraponto ao modelo atual, a marca apostou em design um pouco mais jovial. Perceba que o tão criticado relógio digital não marca mais presença em seu interior.
Mecânica do Novo Toyota Corolla
No que diz respeito à mecânica, o Corolla substitui a suspensão traseira em eixo de torção para finalmente adotar o sistema multlink. De acordo com a marca, a suspensão McPherson na dianteira também foi revisada, melhorando dinâmica, conforto e segurança. Poucos detalhes foram oferecidos sobre motorização durante o Salão de Guangzhou , uma vez que a marca sempre aposta em propulsores diferentes ao redor do mundo.
LEIA MAIS: Por R$ 129.990, JAC E40 é o carro elétrico mais barato do Brasil
Ao menos nos Estados Unidos, os modelos mais básicos terão motor 1.8 de 139 cv, com a mesma transmissão CVT que simula sete velocidades do modelo atual. As versões mais caras, por sua vez, terão o novo 2.0 de quatro cilindros, capaz de entregar 169 cv de potência. Neste caso, o Novo Toyota Corolla estará disponível com câmbio automático do tipo CVT e manual de seis velocidades. Mais detalhes sobre a versão híbrida serão revelados durante o Salão de Los Angeles, que abrirá as portas no dia 28 de novembro.