O Latin NCAP — órgão latino-americano de franquia mundial que avalia a segurança de carros nacionais e faz testes de colisão nos modelos vendidos na América Latina — realizou uma nova bateria de testes de segurança no Chevrolet Cruze . Produzido na Argentina, o carro recebeu quatro das cinco estrelas possíveis para a segurança de passageiros adultos e crianças.
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O Chevrolet Cruze passou por testes de impacto frontal e lateral. Mas os que simulam uma batida de lado em um poste não foram realizados, uma vez que o veículo não oferece airbags de proteção lateral da cabeça padrão. De acordo com o relatório divulgado pelo Latin NCAP , no caso de uma colisão frontal, o Cruze oferece boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro da frente, assim como para os joelhos e pés dos ocupantes dos bancos da frente.
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Já a proteção do tórax do motorista e tíbias do motorista e passageiro foi avaliada como adequada, assim como a segurança do peito do passageiro, que é garantida pelos sistemas de retenção. O relatório também destacou a boa proteção para a cabeça, abdome, peito e pelve em um impacto lateral graças aos airbags laterais.
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No que diz respeito à segurança de crianças, a proteção no impacto frontal foi avaliada entre limitada e boa e no impacto lateral, boa. A melhoria na sinalização das ancoragens ISOFIX, aponta o Latin NCAP, poderia contribuir para o Cruze obter um resultado melhor em estrelas para as crianças.
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Mais detalhes de segurança do Chevrolet Cruze
O Chevrolet Cruze vendido no Brasil conta com controle eletrônico de estabilidade de série, que também foi testado e se comportou de acordo com os requisitos, além de quatro airbags - dois laterais e dois frontais.
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O sedã vendido na Europa, no entanto, sai equipado de fábrica com seis airbags. “Pedimos aos fabricantes que ofereçam os mesmos níveis de segurança e equipamento que proporcionam nos mercados de economias maduras também na região da América Latina e do Caribe”, disse Ricardo Morales, presidente da comissão diretiva do Latin NCAP.
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Diante do teste do Chevrolet Cruze , Alejandro Furas, secretário geral da entidade, destacou a importância de que os governos da região também atuem para garantir carros mais seguros: “Os governos devem criar incentivos para carros com tecnologias de segurança ativas, como os sistemas ESC e AEB, para melhorar os níveis de segurança dos novos veículos vendidos na região e para se alinhar aos requisitos globais.”