Apenas oito meses após aparecer publicamente no Salão de Nova York (EUA), o VW Atlas Cross Sport surge nesta semana na China sem qualquer disfarce e praticamente pronto para chegar às lojas, como mostram as imagens do site Autohome. O design geral se manteve fiel às linhas antecipadas pelo protótipo, embora tenha se tornado mais convencional. O estilo da carroceria segue caracterizado pela traseira com inspiração em modelos cupê, mas que não abandona os ares de robustez dos SUVs e conservadores dos modelos da VW em geral.
LEIA MAIS: Vazam fotos e detalhes do Volkswagen Tarek, futuro rival do Jeep Compass
O interessante é que, apesar de derivar o Atlas grandalhão de 7 lugares, o VW Atlas Cross Sport teve a dianteira praticamente toda redesenhada. Olhando atentamente, é possível notar que o formato dos faróis é exclusivo do modelo, os filetes que formam a grade são novos e o para-choque foi inteiramente remodelado.
LEIA MAIS: Dupla Polo e Virtus recupera imagem da VW e projeta busca pela liderança
Nas laterais, as caixas-de-rodas continuam salientes e bem definidas, mas a maçanetas mudaram em relação ao conceito — agora estão em posição mais elevada e não mais sincronizadas com o vinco que atravessa as portas. Na traseira, as lanternas conservaram o desenho e os detalhes cromados foram mantidos.
LEIA MAIS: Nova plataforma equipará todo o tipo de Volkswagen elétrico e reduzirá custos
Virá com uma série de dispositivos eletrônicos, como alertas de ponto cego e de iminência de colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, entre outros. Entretanto, será um carro bem mais em conta que rivais alemães da BWW e Mercedes, uma vez que não carrega a grife de marca premium.
LEIA MAIS: Ninguém mais compra o Gol, mas ele ainda brilha. Entenda as razões
Mais detalhes técnicos do VW Atlas Cross Sport
De acordo com a imprensa chinesa CNBeta, o SUV mede 4,90 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,71 metro de altura e possui 2,98 metros de entre-eixos. Em relação ao Atlas convencional, a distância entre-eixos e a largura são idênticas, mas o comprimento total diminuiu e o teto foi obviamente rebaixado. Sob o capô, o modelo oriental terá motores 2.0 TSI de 186 cv ou 220 cv e 2.5 VR6 de 299 cv. O câmbio será automatizado DSG, de 7 marchas, e dupla embreagem, com tração integral 4Motion como opcional.
LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport com o T Cross 16 anos depois
Além da China, o VW Atlas Cross Sport será produzido também no Tennessee, Estados Unidos, ao lado do irmão maior. A chegada ao Brasil ainda não foi confirmada, mas os planos da Volkswagen para o segmento de utilitários são bastante ambiciosos. A própria marca já adiantou que lançará 5 novos SUVs por aqui até 2020 e o Cross Sport pode estar incluído nessa conta como opção mais cara ao Tarek e ao Tiguan Allspace , substituindo o Touareg .