Tamanho do texto

Nova geração do lendário modelo passa por grandes mudanças. Da anterior, leva apenas o nome. Saiba mais detalhes da novidade

Land Rover Defender da nova geração tem imagem mostrada oficialmente pela marca, ainda camuflado
Divulgação
Land Rover Defender da nova geração tem imagem mostrada oficialmente pela marca, ainda camuflado

Já está sendo preparada a apresentação do novo Land Rover Defender com um teaser e os seguintes dizeres: "Não desembrulhe antes de 2019". O carro aparece de lado, ainda camuflado, entrando na área de carga de um caminhão. Pelo o que a imagem divulgada pela marca, em baixa resolução, consegue mostrar, o SUV muda bastante. 

LEIA MAIS: Land Rover lança 150 unidades do Defender, com motor V8, de 400 cv

Apesar de ter mantido a aura de SUV capaz de enfrentar qualquer trilha, o novo Land Rover Defender passa a ter linhas com cantos arredondados como parte de um desenho de estilo moderno, que segue o dos lançamentos mais recentes da marca inglesa, como o Evoque e o Velar. Entre outros detalhes, chamam atenção a grade com estreita entrada de ar e o estepe na traseira, algo que caiu em desuso, mas que no Land Rover virou uma espécie de marca registrada.

Também chamam atenção outros itens, como as aberturas de ar nos para-lamas dianteiro, os retrovisores dos repetidores de direção laterais e a capota praticamente plana. Serão oferecidas versões com duas ou quatro portas. Porém, todas elas terão a traseira que termina em um corte reto, na vertical.

LEIA MAIS: Land Rover Discovery Sport e Evoque, feitos no Brasil, ganham motor 2.0 flex

O novo Land Rover Defender será fabricado sobre a nova plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), que deverá ser bem mais leve e rígida que a anterior, do modelo original. Além disso, o novo projeto foi concebido para ter diferentes tipos de trêm de força, o que inclui motores a combustão ou apenas elétricos.

Pelo o que se sabe até agora,  entre as opções de motores do novo Land Rover Defender vão ser oferecidas  versões a diesel e a gasolina de quatro cilindros, bem como de seis. Mais detalhes técnicos serão divulgados mais adiante, também conforme a marca inglesa.

Antes do novo Land Rover Defender, chegará o Evoque

Range Rover Evoque da nova geração chegará antes  ao Brasil que o Land Rover Defender da linha 2020
Divulgação
Range Rover Evoque da nova geração chegará antes ao Brasil que o Land Rover Defender da linha 2020

 O Land Rover Defender chegou a ser montado no Brasil, entre 1999 e 2003. E conseguiu uma legião de fãs no País. Portanto, certamente chegará por aqui, embora ainda não tenha uma data definida. Certo mesmo é a chegada do novo Evoque, que desembarca no segundo semestre, quando a primeira geração do SUV deixará de ser feita em Itatiaia (RJ).

Entre as principais novidades do novo Evoque é o sistema que projeta imagens de uma câmera frontal na central multimídia. Com ela, o capô se torna "transparente", ajudando o motorista em manobras. A tecnologia havia sido mostrada em um conceito de 2014 e chega a um modelo de produção, pela primeira vez.

 LEIA MAIS: Novo Range Rover Evoque é revelado e já chega ao Brasil em 2019

Com o câmbio automático que funciona com sistema híbrido leve, em velocidades abaixo de 17 km/h, o motor do carro é desligado enquanto o motorista aplica os freios. Quando tira o pé do pedal de freio, a energia armazenada é usada para auxiliar o motor nas acelerações, reduzindo o consumo de combustível.

 As motorizações são sempre 2.0 de 4 cilindros, à diesel ou gasolina. A diesel pode ser de 150 cavalos, 180 cv ou 240 cv, enquanto a gasolina, os motores entregam 200 cv, 250 cv, ou 300 cv.

 Segundo a Land Rover , com o uso de uma nova plataforma, foi possível melhorar algumas medidas. O entre-eixos cresceu 2 cm, enquanto a capacidade do porta-malas aumentou para 591 litros. Por fim, outra melhoria do Range Rover Evoque é na capacidade de transpor alagamentos, de 50 cm para 60 cm, o que não fica muito atrás da capacidade do Land Rover Defender

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.