A Land Rover resolve lançar seus modelos Discovery Sport e Evoque com motor 2.0 flex. Ambos os SUVs são feitos em Itatiaia (RJ) e passa a ser os primeiros modelos da marca no mundo a poder funcionar com etanol ou gasolina, puros os misturados em qualquer proporção. As versões flex unem-se às versões a diesel.
LEIA MAIS: Novo Range Rover Evoque é revelado e já chega ao Brasil em 2019
Para poder aceitar etanol, o motor 2.0 Ingenium passou com um processo de desenvolvimento tanto no Brasil quanto na matriz da Land Rover , na Inglaterra. Entre os principais destaques do propulsor está o uso de materiais nobres, como alumínio. Além disso, há , duplo comando de válvulas nos cabeçotes (com quatro válvulas por cilindro) e variador de fase para alcançar mais eficiência.
LEIA MAIS: Range Rover Velar: SUV esportivo mostra certo exagero na ousadia
De acordo com a fabricante, o 2.0 flex é capaz de render 240 cv, mais potente motor flex no segmento de SUVs premium. Ele também conta com 34,6 kgfm de torque, levando o Discovery Sport da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos e à velocidade máxima de 200 km/h. Já o Evoque , vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge até 217 km/h.
Os modelos são equipados com o exclusivo sistema Terrain Response, que ajusta todo o comportamento do veículo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega, ao simples toque em um botão. As versões flex do Range Rover Evoque e Discovery Sport já estão disponíveis nas 40 concessionárias Jaguar Land Rover em todo o Brasil. Confira os preços na tabela abaixo.
Discovery Sport SE - R$ 214.900
Discovery Sport HSE - R$ 240.900
Evoque SE - R$ 212.900
Evoque HSE Dynamic - R$ 247.900
Planos da Land Rover
De acordo com a assessoria de imprensa da marca no Brasil, já foi anunciado que, quando chegar o novo Range Rover Evoque, no segundo semestre de 2019, o atual deixará de ser feito em Itatiaia (RJ), onde continuará a ser feito o Land Rover Discovery Sport.
Referência em design na época do lançamento, há 7 anos, o Range Rover Evoque passou pela maior reestilização de sua história. A Land Rover apresentou, em Londres (Inglaterra) o novo visual do SUV, que segue o estilo já adotado nos "irmãos maiores" Velar e Sport. O novo Evoque chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem, importado da Inglaterra.
LEIA MAIS: Range Rover Evoque de três portas sairá de linha a partir do ano que vem
Pela primeira vez, o SUV terá versões híbridas com possibilidade de carregamento na tomada (plug-in), que serão lançadas no ano que vem. Outra novidade é que todas as versões com câmbio automático terão um inédito sistema híbrido leve. Ele aproveita a energia que normalmente é perdida durante a desaceleração. Através de um gerador integrado à correia do motor, armazena a energia em uma bateria sob o assoalho.
Segundo a Land Rover , com o uso de uma nova plataforma, foi possível melhorar algumas medidas. O entre-eixos cresceu 2 cm, enquanto a capacidade do porta-malas aumentou para 591 litros. Por fim, outra melhoria do Range Rover Evoque é na capacidade de transpor alagamentos, de 50 cm para 60 cm.