Tamanho do texto

Eles aparecem em materiais publicitários, mas ninguém nunca os viu na rua. Confira a lista dos modelos que quase sumiram das lojas

Alguns modelos vendem tão pouco que se tornam lendas. Eles aparecem no site de suas fabricantes, às vezes até em comerciais no YouTube ou TV a cabo, mas são tão raros de serem encontrados. Quer um exemplo? O Suzuki Swift dos anos 90 é um dos carros difíceis de encontrar. Faça o exercício e tente encontrar unidades do modelo nos classificados online. É praticamente impossível.

LEIA MAIS: Veja 5 protótipos que apareceram em filmes e séries

Partindo disso, a reportagem do iG Carros elaborou a lista de 5 carros difíceis de encontrar que nem chegam a ter o número mínimo de vendas para aparecerem no ranking de vendas nacionais da Fenabrave. Encontrá-los rodando por aí não é nada fácil.

1 - SsangYong Tivoli

SsangYong Tivoli ainda é um dos carros difíceis de encontrar na reestruturação da marca no Brasil
Divulgação
SsangYong Tivoli ainda é um dos carros difíceis de encontrar na reestruturação da marca no Brasil

A SsangYong passa por uma reestruturação. Em 2015, a antiga importadora encerrou suas operações no Brasil, deixando vários clientes órfãos de peças e assistência. A Venko Motors, responsável pela consagração da Chery por aqui, optou por assumir a licença da fabricante em uma nova investida, ao final de 2017. Seriam três SUVs e uma picape: Tivoli , XLV Korando e Actyon Sports. Além dos novos veículos, a SsangYong assegurou assistência técnica para todos os 16 mil modelos vendidos no Brasil entre 1995 e 2015.

As vendas, entretanto, ainda não esquentaram, e a SsangYong caminha a passos lentos com apenas dez concessionárias espalhadas pelo Brasil. É bem difícil encontrar um Tivoli na rua, mesmo com um ano da retomada. Ele vem equipado com sistema de direção eletrica, partida por chave presencial, rebatimento dos retrovisores e ar-condicionado de duas zonas. Entretanto, a central multimídia não traz funções de navegação. O conjunto mecânico é composto por um motor 1.6, de 128 cv e câmbio automático, de seis marchas. O carro deixa as concessionárias da SsangYong por R$ 84.990.

2 - Ford Edge

Um dos carros difíceis de encontrar é o Ford Edge. O modelo não faz boa oposição aos SUVs caros do segmento
Divulgação
Um dos carros difíceis de encontrar é o Ford Edge. O modelo não faz boa oposição aos SUVs caros do segmento

Quem disse que marca grande não pode ter um coadjuvante no segmento de SUVs? O Edge está aí para provar. Feito no Canadá, a Ford optou por trazer apenas a versão topo de linha Titanium. O utilitário esportivo vem equipado com motor V6 3.5 Duratec, de 284 cv de potência, que funciona com câmbio automático, de seis marchas e tração integral.

LEIA MAIS: VW deixa de fabricar a perua SpaceFox na Argentina. O SUV Tarek vem aí

A marca quer atacar os consumidores de Range Rover Evoque, BMW X3 e Audi Q5. Para tal, o Edge tenta conquistar o público com um ótimo pacote de equipamentos por R$ 249.990. Tem até sistema automático de estacionamento - onde o motorista precisa apenas administrar os pedais e o SUV faz a baliza sozinho - kit com DVD e teto solar panorâmico. Apesar de todas as qualidades, faz tempo que o Edge não empolga no Brasil.

Em 2019, teremos a nova versão ST que será vendida com a proposta de ser um SUV esportivo de R$ 299 mil, justamente o preço do Mustang. Abaixo do capô, há um potente 2.7 V6 biturbo capaz de descarregar 335 cv e 54,5 kgfm de torque com tração nas quatro rodas. Os números são próximos de esportivos ainda mais extremos, como o próprio Porsche Macan GTS, de 360 cv e 51 kgfm. O câmbio é sempre automático, de oito marchas, proporcionando ao Edge ST uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Há a possibilidade de trocar as marchas por meio de aletas atrás do volante.

3 - Fiat Weekend Adventure

A Fiat Weekend 2019 é um dos carros difíceis de encontrar pelo preço cobrado por um modelo defasado
Divulgação
A Fiat Weekend 2019 é um dos carros difíceis de encontrar pelo preço cobrado por um modelo defasado

Ano a ano, sempre nos surpreendemos quando a Fiat renova a linha Weekend . Sua única rival da categoria, a VW SpaceFox, começou o ano se despedindo do mercado latino-americano. A linha de montagem, inclusive, está sendo leiloada em um site argentino, mostrando que a Volkswagen abandonará definitivamente a categoria das peruas compactas. Isso indica que a Weekend também pode estar condenada, tratando-se de uma velha senhora com 22 anos de produção.

A marca, por outro lado, continua atualizando a perua moribunda, lançando sua linha Adventure 2019 pela inacreditável bagatela de R$ 79.290. Neste caso, o motor já é o mais moderno 1.8 E.torQ, com potência de 132 cv. Enquanto isso, o câmbio é apenas manual de 5 marchas, já que o automatizado Dualogic deixou de ser oferecido.

De série, o modelo Attractive oferece direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Entre os opcionais, destacam-se desembaçador com ar quente e ar-condicionado. Por conta da baixa na categoria das peruas, a Fiat Weekend dificilmente passará de 2019.

4 - Peugeot 5008

Peugeot 5008 entra com louvor para a lista dos carros difíceis de encontrar. Nem aparece no ranking da Fenabrave
Divulgação
Peugeot 5008 entra com louvor para a lista dos carros difíceis de encontrar. Nem aparece no ranking da Fenabrave

Lançado em março, o SUV de sete lugares Peugeot 5008 até agora nem aparece na lista dos 40 utilitários esportivos mais vendidos, de acordo com o ranking da Fenabrave. As vendas fracas estão bem longe de um dos líderes do segmento, o VW Tiguan, que fica com uma média de mil unidades vendidas por mês.

LEIA MAIS: Hyundai Creta quebra hegemonia do HR-V e lidera o ranking de SUVs em 2018

Isso não significa que seja um carro ruim. Muito pelo contrário. Seu modelo de cinco lugares, o 3008, foi eleito como O Carro do Ano na Europa em 2017. As coisas ficaram um pouco mais complicadas com a chegada do novo VW Tiguan Allspace, que levou a melhor em nosso comparativo. O motor 1.6 turbo a gasolina do Peugeot é um velho conhecido dos brasileiros, com 165 cv e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm.

5 - Suzuki S-Cross

Encerramos a lista dos carros difíceis de encontrar com o Suzuki S-Cross, apesar de seu bom conjunto mecânico
Divulgação
Encerramos a lista dos carros difíceis de encontrar com o Suzuki S-Cross, apesar de seu bom conjunto mecânico

A Suzuki faz mais sucesso no Brasil vendendo motocicletas. Por conta disso, alguns automóveis acabam ficando bem apagados em sua linha.  São três utilitários esportivos disponíveis pela HPE Automóveis: Vitara, Jimny e S-Cross . Não é tão difícil encontrar os dois primeiros, mas o último acaba sendo um carro um tanto quanto raro nas ruas brasileiras.

O modelo está disponível com motor 1.4 turbo de 146 cv de potência. Apesar do 0 a 100 km/h em longos 9,5 segundos não empolgar, o modelo que está entre os carros mais difíceis de encontrar no Brasil, até que é econômico, levando em conta dos dados divulgados pelo Inmetro: 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14 km/l na estrada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.