Alguns modelos vendem tão pouco que se tornam lendas. Eles aparecem no site de suas fabricantes, às vezes até em comerciais no YouTube ou TV a cabo, mas são tão raros de serem encontrados. Quer um exemplo? O Suzuki Swift dos anos 90 é um dos carros difíceis de encontrar. Faça o exercício e tente encontrar unidades do modelo nos classificados online. É praticamente impossível.
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Partindo disso, a reportagem do iG Carros elaborou a lista de 5 carros difíceis de encontrar que nem chegam a ter o número mínimo de vendas para aparecerem no ranking de vendas nacionais da Fenabrave. Encontrá-los rodando por aí não é nada fácil.
1 - SsangYong Tivoli
A SsangYong passa por uma reestruturação. Em 2015, a antiga importadora encerrou suas operações no Brasil, deixando vários clientes órfãos de peças e assistência. A Venko Motors, responsável pela consagração da Chery por aqui, optou por assumir a licença da fabricante em uma nova investida, ao final de 2017. Seriam três SUVs e uma picape: Tivoli , XLV Korando e Actyon Sports. Além dos novos veículos, a SsangYong assegurou assistência técnica para todos os 16 mil modelos vendidos no Brasil entre 1995 e 2015.
As vendas, entretanto, ainda não esquentaram, e a SsangYong caminha a passos lentos com apenas dez concessionárias espalhadas pelo Brasil. É bem difícil encontrar um Tivoli na rua, mesmo com um ano da retomada. Ele vem equipado com sistema de direção eletrica, partida por chave presencial, rebatimento dos retrovisores e ar-condicionado de duas zonas. Entretanto, a central multimídia não traz funções de navegação. O conjunto mecânico é composto por um motor 1.6, de 128 cv e câmbio automático, de seis marchas. O carro deixa as concessionárias da SsangYong por R$ 84.990.
2 - Ford Edge
Quem disse que marca grande não pode ter um coadjuvante no segmento de SUVs? O Edge está aí para provar. Feito no Canadá, a Ford optou por trazer apenas a versão topo de linha Titanium. O utilitário esportivo vem equipado com motor V6 3.5 Duratec, de 284 cv de potência, que funciona com câmbio automático, de seis marchas e tração integral.
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A marca quer atacar os consumidores de Range Rover Evoque, BMW X3 e Audi Q5. Para tal, o Edge tenta conquistar o público com um ótimo pacote de equipamentos por R$ 249.990. Tem até sistema automático de estacionamento - onde o motorista precisa apenas administrar os pedais e o SUV faz a baliza sozinho - kit com DVD e teto solar panorâmico. Apesar de todas as qualidades, faz tempo que o Edge não empolga no Brasil.
Em 2019, teremos a nova versão ST que será vendida com a proposta de ser um SUV esportivo de R$ 299 mil, justamente o preço do Mustang. Abaixo do capô, há um potente 2.7 V6 biturbo capaz de descarregar 335 cv e 54,5 kgfm de torque com tração nas quatro rodas. Os números são próximos de esportivos ainda mais extremos, como o próprio Porsche Macan GTS, de 360 cv e 51 kgfm. O câmbio é sempre automático, de oito marchas, proporcionando ao Edge ST uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Há a possibilidade de trocar as marchas por meio de aletas atrás do volante.
3 - Fiat Weekend Adventure
Ano a ano, sempre nos surpreendemos quando a Fiat renova a linha Weekend . Sua única rival da categoria, a VW SpaceFox, começou o ano se despedindo do mercado latino-americano. A linha de montagem, inclusive, está sendo leiloada em um site argentino, mostrando que a Volkswagen abandonará definitivamente a categoria das peruas compactas. Isso indica que a Weekend também pode estar condenada, tratando-se de uma velha senhora com 22 anos de produção.
A marca, por outro lado, continua atualizando a perua moribunda, lançando sua linha Adventure 2019 pela inacreditável bagatela de R$ 79.290. Neste caso, o motor já é o mais moderno 1.8 E.torQ, com potência de 132 cv. Enquanto isso, o câmbio é apenas manual de 5 marchas, já que o automatizado Dualogic deixou de ser oferecido.
De série, o modelo Attractive oferece direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Entre os opcionais, destacam-se desembaçador com ar quente e ar-condicionado. Por conta da baixa na categoria das peruas, a Fiat Weekend dificilmente passará de 2019.
4 - Peugeot 5008
Lançado em março, o SUV de sete lugares Peugeot 5008 até agora nem aparece na lista dos 40 utilitários esportivos mais vendidos, de acordo com o ranking da Fenabrave. As vendas fracas estão bem longe de um dos líderes do segmento, o VW Tiguan, que fica com uma média de mil unidades vendidas por mês.
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Isso não significa que seja um carro ruim. Muito pelo contrário. Seu modelo de cinco lugares, o 3008, foi eleito como O Carro do Ano na Europa em 2017. As coisas ficaram um pouco mais complicadas com a chegada do novo VW Tiguan Allspace, que levou a melhor em nosso comparativo. O motor 1.6 turbo a gasolina do Peugeot é um velho conhecido dos brasileiros, com 165 cv e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm.
5 - Suzuki S-Cross
A Suzuki faz mais sucesso no Brasil vendendo motocicletas. Por conta disso, alguns automóveis acabam ficando bem apagados em sua linha. São três utilitários esportivos disponíveis pela HPE Automóveis: Vitara, Jimny e S-Cross . Não é tão difícil encontrar os dois primeiros, mas o último acaba sendo um carro um tanto quanto raro nas ruas brasileiras.
O modelo está disponível com motor 1.4 turbo de 146 cv de potência. Apesar do 0 a 100 km/h em longos 9,5 segundos não empolgar, o modelo que está entre os carros mais difíceis de encontrar no Brasil, até que é econômico, levando em conta dos dados divulgados pelo Inmetro: 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14 km/l na estrada.