Qual a maneira mais usual de apresentar um de seus protótipos ao público? Os mais entendidos poderiam responder que basta embarcar na onda de um dos vários Salões do Automóvel que acontecem ao redor do mundo. Mas esse tipo de evento está perdendo cada vez mais importância dentro da estratégia das fabricantes. Tome como exemplo a Volkswagen, que deixou de participar do último Salão de Paris (França), ou o Salão de Buenos Aires (Argentina) que teve sua edição de 2019 suspensa.

LEIA MAIS: Relembre 5 hatches que foram um desastre no Brasil

Na última década, as coisas começaram a mudar para algumas fabricanrtes, que decidiram ser mais descoladas. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elege cinco protótipos que apareceram em filmes e séries antes de ir para as ruas ou Salões do Automóvel. Acompanhe a lista.

1 - Land Rover Discovery Vision Concept (Black Mirror - 2016)

Entre seus protótipos, a Land Rover optou por mostrar o Discovery Vision em Black Mirror
Reprodução/Netflix
Entre seus protótipos, a Land Rover optou por mostrar o Discovery Vision em Black Mirror

Quem assistiu o último episódio da terceira temporada de Black Mirror pôde conferir um curioso Discovery futurista com portas do tipo "suicida", abertas para lados opostos. Este é o Discovery Vision Concept, apresentado em meados de 2016. Apesar de sua curta aparição no capítulo que está mais para um filme, pudemos ver um dos agentes da polícia utilizar o GPS de sua central multimídia para deixar todos os semáforos verdes em seu caminho.

LEIA MAIS: Segredo! Nova picape da GM chega em 2020 para concorrer com a Fiat Toro

Os passageiros dos assentos dianteiros ficam de frente para os do banco traseiro, uma vez que o modelo é 100% autônomo. Além da aparição do conceito futurista, também pudemos perceber que a polícia britânica utiliza modelos elétricos do BMW Série 3, o conhecido F30 vendido na Europa. O episódio está disponível no catálogo da Netflix, caso tenha ficado curioso para ver o modelo em ação.

2 - Audi R8 (Eu, Robô - 2004)

Audi RSQ foi um dos protótipos que pautaram o futuro da Audi na década passada
Reprodução/20th Century Fox
Audi RSQ foi um dos protótipos que pautaram o futuro da Audi na década passada

Um dos maiores sucessos de Isaac Asimov virou filme em 2004, estrelando Will Smith. A história de “I, Robot” se passa em 2035, onde robôs já cumprem diversas tarefas para os humanos. Assim como na maioria dos filmes do gênero, é claro que eles se revoltam contra a humanidade. Em uma das cenas de ação, o protagonista é visto dirigindo um curioso cupê conceitual da marca das quatro argolas. Tratava-se do RSQ, que dois anos depois viria a se tornar o Audi R8 .

A intenção dos designers era revelar algo que pudesse ser facilmente assimilado como um carro da Audi, porém, com um caráter bem mais futurista. Eles acertaram em cheio, uma vez que podemos comparar elementos do RSQ com modelos atuais, mesmo depois de 15 anos. Sendo um carro fictício, a Audi apenas revelou que o RSQ é um cupê de motor central e tração nas quatro rodas, engenharia que foi integrada ao R8 dois anos depois. “Eu, Robô” continua sendo um filme honesto, com 70% de aprovação do público no site especializado Rotten Tomatoes.

3 - Acura NSX (Os Vingadores - 2012)

O Acura NSX foi um dos protótipos mais curiosos ao aparecer em
Reprodução/Marvel Studios
O Acura NSX foi um dos protótipos mais curiosos ao aparecer em "Os Vingadores" pela primeira vez na história

Dois anos antes do Acura NSX surgir no mercado, a marca japonesa preparou um modelo exclusivo para o Homem de Ferro no blockbuster “Os Vingadores”, de 2012. Quando as primeiras imagens do superesportivo apareceram na internet em meados de 2011, sua produção não estava confirmada. tampouco era conhecido como “NSX”. Tratava-se apenas de uma releitura do esportivo clássico que teve a consultoria Ayrton Senna e Satoru Nakajima.

LEIA MAIS: Volkswagen antecipa estação de recarga móvel para carros. Confira!

Essa foi a única vez em que o personagem trocou seus carros da Audi por outra marca. Desde o primeiro filme de sua franquia, Tony Stark sempre foi visto dirigindo versões do Audi R8. A parceria entre a marca alemã e a Marvel Studios continuou firme e forte nos próximos filmes, uma vez que Gavião Arqueiro e Viúva Negra andaram em um Audi A3 Cabriolet na sequência de "Os Vingadores".

4 - Chevrolet Camaro (Transformers - 2007)

Em uma lista de protótipos mostrados em filmes, claro que o Chevrolet Camaro não ficaria de fora
Divulgação
Em uma lista de protótipos mostrados em filmes, claro que o Chevrolet Camaro não ficaria de fora

Talvez você não lembre, mas o Camaro não havia sido lançado quando apareceu como BumbleBee no primeiro filme dos Transformers em 2007. Recapitulando um pouco de sua história, um conceito “revival” foi apresentado durante o Salão de Detroit (EUA) do ano anterior, fazendo muito sucesso por conta de seu visual retrô. Tanto que o modelo de produção acabou preservando a maior parte de suas linhas, ao aparecer como um robô alienígena no primeiro filme da franquia.

LEIA MAIS: Micos! Confira 5 lançamentos que decepcionaram em 2018

Transformers pode não ser um sucesso de crítica (com apenas 57% de aprovação no Rotten Tomatoes), mas foi a terceira maior bilheteria de 2007, ficando atrás de Spider Man 3 e Shrek Terceiro. O Camaro, por sua vez, vendeu mais que o Mustang, seu principal rival, pela primeira vez na história, tornando-se o modelo mais badalado do fim da década.

LEIA MAIS: Confira 5 modelos que estarão entre os clássicos do futuro

5 - Lexus 2054 (Minority Report - 2002)

Lexus 2054 é a interpretação da marca sobre o que um carro será daqui três décadas entre os protótipos
Divulgação
Lexus 2054 é a interpretação da marca sobre o que um carro será daqui três décadas entre os protótipos

O 2054 foi um conceito feito exclusivamente para o filme Minority Report - "A Nova Lei", dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise. Tal como o protótipo Audi RSQ, abusava de linhas futuristas que previam o design que seria adotado pela Lexus na década. O mais interessante é que o próprio Spielberg fez questão de que o carro de seu filme fosse um Lexus, uma vez que é fã declarado da marca.

LEIA MAIS: Conheça os 5 SUVs mais esperados para 2019

Spielberg fez apenas um pedido para os designers da Lexus: o carro deveria preencher todos os requisitos do que seria um veículo do ano 2054. Portanto, apostaram em um modelo movido a célula de hidrogênio com diversos dispositivos de segurança, tal como carroceria à prova de colisões e sistemas de leitura biométrica. Um dos protótipos mais interessantes da década.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!