Tamanho do texto

Modelo é o mais vendido entre os SUVs compactos em 2018, com 48.982 unidades no ano, de acordo com dados da Anfavea

Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido em 2018, o que acontece pela primeira vez desde o lançamento
Divulgação
Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido em 2018, o que acontece pela primeira vez desde o lançamento

Pela primeira vez em três anos o utilitário esportivo compacto mais vendido não foi o Honda HR-V e sim o Hyundai Creta, de acordo com os números preliminares de vendas de 2018 computados pela Anfavea (Associacão Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O modelo da marca coreana fechou o ano com 48.982 unidades vendidas, aproximadamente mil unidades a mais que seu principal concorrente, que ficou em segundo lugar no ranking.

LEIA MAIS: Hyundai Creta Pulse Plus 1.6:  andamos na versão mais interessante do SUV

Ainda conforme os dados da Anfavea, o Hyundai Creta teve um aumento de 18% das vendas entre 2017 e o ano seguinte. De acordo com a fabricante, a versão mais vendida foi a Attitude 1.6 com câmbio automático, voltada aos portadores de deficiência (PcD), que usufruem de isenções de impostos para veículos até R$ 70 mil. Em segundo lugar ficou a versão topo de linha, a Prestige 2.0.

 Durante 2018, uma nova versão de entrada foi introduzida, a Smart, com motor 1.6 e câmbio automático, ampliando a gama de opções dentro da família Creta, e o recurso da TV digital tornou-se de série nas centrais multimídia. Atualmente, são seis versões à venda, com opções de motor 1.6 e 2.0, com câmbios manual ou automático. No ano passado, houve ainda a série especial “1 Million”.

Hyundai Creta terá mais rivais

VW T-Cross  será um dos novos rivais de peso do Hyundai Creta durante o ano de 2019
Divulgação
VW T-Cross será um dos novos rivais de peso do Hyundai Creta durante o ano de 2019

 Em 2019 a vida do Hyundai Creta será mais difícil. Terá que enfrentar novos rivais no bem acirrado segmento de utilitários esportivos compactos (veja ranking do ano na  lista abaixo). O principal novo concorrente será o VW T-Cross , que deverá chegar às lojas em  abril. Apesar de estar demorando para ser lançado, o carro terá uma série de recursos disponíveis que deverão dar trabalho aos rivais.

LEIA MAIS: Hyundai Creta Prestige enfrenta Honda HR-V Touring, ambos topos de linha

Na lista de equipamentos, o VW T-Cross pode vir com teto solar panorâmico, luz ambiente no painel, som de alta-fidelidade da Beats, com 300 watts e 6 alto- falantes, entre outros itens. Há também duas saídas USB para quem vai sentado atrás e outras duas na frente. A central multimídia tem tela de 10 polegadas e o cluster digital, de 8 .

 O VW T- Cross também terá disponível detector de fadiga, mudança do perfil de modo de condução e sistema que faz o carro estacionar sozinho de última geração, que funciona em vagas paralelas e perpendiculares. Será possível escolher por oito cores no VW T- Cross , com destaque para as mais chamativas Laranja Energetic e Bronze Nambia.

Outros dois SUVs que chegam em 2019 e que vão concorrer com o Hyundai Creta são o Ford EcoSport sem estepe na traseira e a nova geração do Chevrolet Tracker. O primeiro foi apresentado no Salão do Automóvel, em novembro último, no São Paulo Expo e chegará no primeiro semestre de 2019. Terá pneus do tipo runflat, que podem rodar por 80 quilômetros mesmo se estiverem furados. Contará com o bom motor 1.5, de três cilindros e câmbio automático de três marchas, entre outros atrativos.

LEIA MAIS: VW revela SUV T-Cross por completo. Veja fotos e detalhes

E o novo Tracker já foi flagrado em testes no Brasil, um pouco maior que o atual. Quando chegar ao mercado, entre o fim deste ano de 2019 e o início de 2020, passará a ser feito no Brasil com estrutura bem mais leve, rígida e moderna, o que garantirá ganhos de espaço interno e eficiência, o que implica em mais desempenho e menos consumo. Por deixar de ser importado do México, o SUV poderá ter mais volume disponível à venda e fazer frente ao Hyundai Creta , agora o novo líder do segmento.

Os SUVs compactos mais vendidos em 2018, de acordo com números do Renavan

1 - Hyundai Creta - 48.983

2 - Honda HR-V -  47.962

3 - Nissan Kicks - 46.819

4 - Jeep Renegade - 46.356

5 - Ford EcoSport - 34.498

6- Renault Captur - 26.506

7- Chevrolet Tracker -26.102

8-Renault Duster - 23.580

9- Honda WR-V - 14.801

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas