Tamanho do texto

Anuncio oficial diz que unidade de produção será desativada ao longo de 2019. Além do hatch compacto, caminhões deixarão de ser produzidos

Ford Fiesta deixará de ser produzido no Brasil em 2019, de acordo com comunicado oficial da marca
Divulgação
Ford Fiesta deixará de ser produzido no Brasil em 2019, de acordo com comunicado oficial da marca

Por meio de comunicado para a imprensa, a Ford confirma que como parte do processo de reestruturação global da companhia vai desativar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019. Com isso, deixarão de ser fabricados os caminhões das linhas Cargo, F-4000 e F-350, além do hatch compacto Ford Fiesta, que passa a estar disponível nas concessionárias apenas até durarem os estoques.

LEIA MAIS: Por que fábricas de carros estão fechando? (E o Brasil não está livre disso)

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, logo após a confirmação do encerramento da producão da linha de caminhões e do Ford Fiesta .

Ainda de acordo com a Ford, a decisão de deixar o mercado de caminhões no Brasil foi tomada depois de meses procuranto alternativas. Porém, não foi possível encontrar uma solução que fosse lucrativa e viável no momento atual do mercado, com custos crescentes e que exige grandes investimentos. Entretanto, a fabricante se compromete a manter as garantias ligadas ao fornecimento de peças e assistência técnica aos consumidores.

LEIA MAIS: Ford quer recuperar território entre os SUVs no Brasil

Além do fim da fábrica no ABC paulista, a Ford também toma outras medidas para se reestruturar diante do cenário desafiador do mercado automotivo atual. Haverá redução de mais de 20% dos custos ligados ao quadro de funcionários em toda a região da América do Sul. Além disso, a Ford irá se concentrar na sua linha de SUVs de picapes e expandirá suas parcerias, como a que foi criada com a Volkswagen.

Aliança entre Ford e VW

Aliança Ford-Volkswagen no Salão de Detroit 2019 poderá significar a expansão dos negócios para as montadoras
Divulgação
Aliança Ford-Volkswagen no Salão de Detroit 2019 poderá significar a expansão dos negócios para as montadoras

 De acordo com ambas as partes, a nova aliança entre Ford e Volkswagen tem o objetivo de melhorar a competitividade com inovações e novos serviços aos clientes, com amplo empenho na categoria de veículos autônomos e elétricos. O primeiro produto também está confirmado, e será uma picape média prevista para chegar em meados de 2022. Em seguida, minivans e outros veículos comerciais serão lançados em conjunto na Europa.

LEIA MAIS: Nova picape da Ford chega em breve para concorrer com Toro, Oroch e Tarok

Sem caminhões e o Ford Fiesta no Brasil, a parte de engenharia da marca americana para a picape média será global, e está confirmada para América Latina, África e Europa. Conforme a declaração feita no Salão de Detroit 2019, em janeiro último,a VW e Ford continuarão a ter seus produtos individualmente, porém, com a mesma plataforma a partir de 2022. Elas poderão ser produzidas em uma única fábrica, com o DNA de suas respectivas fabricantes. Uma relação semelhante acontece na parceria Renault-Nissan, onde Alaskan e Frontier compartilham a mesma base em produtos distintos.   

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.