As pessoas que realmente gostam de dirigir estão com medo. Desde a década passada, todos os hatches médios que ainda se importavam com a dirigibilidade, dinâmica de condução e a esportividade foram desaparecendo. Em seu lugar, brotaram os SUVs compactos que não chegam nem perto da sofisticação dos antigos modelos médios. O público passou a comprar carros compactos pelo preço de médios, e as montadoras começaram a focar cada vez mais nesse novo fenômeno.
LEIA MAIS: Relembre 5 versões especiais que homenageiam eventos esportivos
Atualmente, os hatches médios correspondem a 0,6% do mercado brasileiro. No passado, esse número já chegou a 6%, mostrando como este navio está afundando. Ao menos, o mercado de seminovos ainda conta com boas opções de compra para quem não abdica o prazer de dirigir. Partindo disso, a reportagem do IG Carros elege 5 hatches médios seminovos pelo preço de modelos compactos zero quilômetro. Acompanhe!
1 - VW Golf 1.4 Highline 2014 - entre R$ 62 mil e R$ 65 mil
Em 2013, a Volkswagen finalmente trouxe a nova geração do Golf da Alemanha, colocando um fim definitivo no antigo modelo “Sapão”. Eles chegaram ao Brasil com motor 1.4 de 140 cv e câmbio automático de dupla embreagem DSG, que seria abandonado dois anos depois com a nacionalização. O modelo pode ser encontrado nos classificados online por preços entre R$ 62 mil e R$ 65 mil. O mesmo valor de um Polo 1.6 zero quilômetro, com poucos equipamentos.
Além de ser completíssimo (contanto com controle de estabilidade, sensores de estacionamento e airbags laterais), conta com uma ótima central multimídia com todos os tipos de conectividade. Start-stop , freio de estacionamento eletrônico e auto-hold completam o pacote de conveniência. De acordo com a VW, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
2 - Hyundai i30 1.8 MPI 2014 - a partir de R$ 60 mil
Também é possível comprar o badalado Hyundai i30 da última geração, e ainda economizar R$ 8 mil em relação ao HB20 1.6 Premium com câmbio automático. Encontramos o modelo importado da Coreia na casa dos R$ 59 mil nos classificados online, podendo variar conforme a quilometragem.
LEIA MAIS: Relembre 5 marcas de motos que abandonaram o mercado brasileiro
O modelo 1.6 era muito criticado, mas a versão 1.8 a gasolina conseguia ser ainda mais potente que o antigo 2.0 da geração anterior. São 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
3 - Chevrolet Cruze 1.8 Sport6 - entre R$ 56 mil e R$ 60 mil
Se você acessar o site da GM para configurar o Onix mais caro possível, sairá com um modelo Activ com motor 1.4 e câmbio automático por salgados R$ 68.680. Sabe o que custa bem menos que isso? O Cruze 2016, que ainda traz câmbio automático, motor 1.8 Ecotec e um pouco do cheiro de novo.
O Cruze era capaz de desenvolver 144 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. Ele já contava com sistema MyLink, controle de estabilidade e tração e até mesmo faróis com regulagem de altura. Uma opção completa e sofisticada para quem não faz questão de um Onix zero quilômetro.
4 - Ford Focus 1.6 SE 2016 manual - entre R$ 58 mil e R$ 63 mil
Infelizmente, o Focus está no fim de sua produção na Argentina. É uma pena, tratando-se de um dos modelos mais emblemáticos da última década. Ainda mais pensando que um Ford Ka 1.5 Freestyle com câmbio automático já chega a alarmantes R$ 67.990. Pelo menos, o mercado de seminovos pode nos brindar com algumas surpresas, como o Ford Focus 1.6 SE com câmbio manual de cinco marchas a partir de R$ 58 mil.
LEIA MAIS: VW Polo GTS; 5 coisas que já sabemos sobre o modelo
Seu motor desenvolve 135 cv de potência e 16,7 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. Bem equipado, traz controle de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e sistema de chamada de emergência. Fica devendo airbags laterais, mas continua sendo uma ótima compra para quem quer um hatch manual. Apesar de primitiva, a central multimídia traz conexão USB e Bluetooth.
5 - Fiat Bravo 1.4 T-Jet 2016 manual - entre R$ 58 mil e R$ 60 mil
O Fiat Bravo T-Jet saiu de linha em 2016, e acabamos ficando órfãos de um verdadeiro hot-hatch. Para nossa alegria, o modelo pode ser encontrado no mercado de seminovos por R$ 58 mil - mais em conta que um Fiat Argo 1.3 Drive com o confuso câmbio automatizado GSR, (R$ 63.590).
Com muita pimenta, o Bravo T-Jet entrega 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque, com câmbio manual de seis velocidades. Pisando fundo, vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, antes de atingir 206 km/h de velocidade máxima. Uma boa opção para quem procura por um carro mais esportivo entre os hatches médios
.