O último relatório de segurança do Latin NCAP, órgão que valida a segurança veicular na América Latina, reavaliou os modelos Fox e SpaceFox sob as novas diretrizes estabelecidas em 2015. Os modelos (que anteriormente haviam recebido quatro estrelas para adultos e duas para crianças) foram avaliados para três estrelas para adultos e três para crianças.
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Há quatro anos, os protocolos do Latin NCAP eram menos exigentes. É comum que alguns modelos mais longevos, como a família VW Fox , sejam rebaixados. De acordo com o órgão, os modelos apresentaram alta intrusão no impacto lateral, sendo que as leituras no peito dos manequins alcançaram a pontuação necessária para obter apenas três estrelas na segurança de adultos.
Os modelos possuem ancoragens ISOFIX para cadeirinhas de crianças pequenas como equipamento de série, mas o NCAP diz que a sinalização não atende aos requisitos para uma nota máxima. Além disso, nenhum dos modelos possui controle eletrônico de estabilidade.
O secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, afirma ser inaceitável que veículos novos ainda não ofereçam controle de estabilidade, cintos de três pontos para todos os ocupantes e barras de proteção lateral em 2019. “A Volkswagen testou sua sólida política de cinco estrelas para novos modelos (como Polo e Virtus), que incentivamos a expandir o mais rápido possível para todo o leque de veículos”, diz o executivo.
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Vale lembrar que a SpaceFox já parou de ser produzida na Argentina, mas algumas unidades remanescentes ainda podem ser encontradas nas lojas da VW.
Antes do VW Fox...
O último relatório do Latin NCAP foi divulgado em novembro do ano passado, onde Chevrolet Cruze recebeu quatro das cinco estrelas possíveis para a segurança de passageiros adultos e crianças.
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O Chevrolet Cruze passou por testes de impacto frontal e lateral. Mas os que simulam uma batida de lado em um poste não foram realizados, uma vez que o veículo não oferece airbags de proteção lateral da cabeça padrão. De acordo com o relatório divulgado pelo Latin NCAP, no caso de uma colisão frontal, o Cruze oferece boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro da frente, assim como para os joelhos e pés dos ocupantes dos bancos da frente.
No que diz respeito à segurança de crianças, a proteção no impacto frontal foi avaliada entre limitada e boa e no impacto lateral, boa. Diferentemente do VW Fox , a melhoria na sinalização das ancoragens ISOFIX, aponta o Latin NCAP, poderia contribuir para o Cruze obter um resultado melhor em estrelas para as crianças.