Tamanho do texto

Investimento de R$ 125 milhões passará de 180 mil para 210 mil unidades produzidas anualmente em Piracicaba, no interior paulista

Linha de montagem da Hyundai em Piracicaba, em São Paulo, onde será fabricado o HB20 renovado, no segundo semestre
Divulgação
Linha de montagem da Hyundai em Piracicaba, em São Paulo, onde será fabricado o HB20 renovado, no segundo semestre

A Hyundai comemora bons resultados no Brasil com um novo investimento de R$ 125 milhões para a ampliação da capacidade produtiva de sua fábrica em Piracicaba (SP). De acordo com a marca, o complexo industrial saltou de 180 mil unidades por ano para 210 mil. Serão 17 mil unidades acima do que foi produzido em 2018, quando a marca aferiu 193 mil emplacamentos (já acima da capacidade).

LEIA MAIS: Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 passa a ter multimídia com TV de série

Os investimentos atuam diretamente em melhorias nas operações e aquisição de novos equipamentos de tecnologia, incluindo robôs na linha de montagem. Conforme o comunicado da marca, o volume de produção vai passar de 36 veículos por hora para 42, com a convocação do terceiro turno. Para Eduardo Jin, presidente da Hyundai no País, o volume adicional vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do mercado. “Nossa fábrica passou por melhorias, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem”, diz o executivo.

LEIA MAIS: Flagra! Hyundai HB20 da nova geração roda em testes, ainda disfarçado

A fábrica foi inaugurada em setembro de 2012, com capacidade de produção de 150 mil unidades anuais em dois turnos. Com apenas um ano, o terceiro turno foi iniciado, eliminando as horas extras com a contratação de 200 pessoas e elevando a capacidade de produção para 180 mil carros. Ainda em 2018, graças aos ganhos no fluxo produtivo, a marca conseguiu aumentar sua capacidade produtiva para 190 mil unidades, graças ao sucesso dos modelos Creta, HB20 e HB20S.

Conforme as declarações da marca, 95% do volume de produção dos modelos HB20 e Creta são dedicados ao mercado doméstico. Os outros 5% partem para Paraguai, Uruguai e Colômbia. Vale lembrar que durante a acentuada crise econômica e política entre 2015 e 2016, a Hyundai foi a única marca a manter o terceiro turno em operação, sem redução da jornada de trabalho de seus funcionários. Em agosto de 2018, o complexo industrial comemorou um milhão de unidades produzidas com duas séries especiais de HB20 e Creta.

O novo Hyundai HB20

O conceito Saga EV traz todas as características estéticas que estarão no próximo Hyundai HB29
Cauê Lira
O conceito Saga EV traz todas as características estéticas que estarão no próximo Hyundai HB29

Os novos investimentos para a fábrica interferem diretamente na linha HB20, uma vez que o modelo renovado será lançado no último quadrimestre do ano. O conceito Saga EV mostrado no Salão do Automóvel de 2018 antecipa as características visuais da novidade. O carro ficará um pouco maior e com linhas mais arrojadas, mas não espere por mudanças radicais, inclusive no conjunto mecânico.

LEIA MAIS: Toyota Yaris XLS enfrenta o rivai Hyundai HB20 Premium 2019. Qual vence?

Há três dias, o governador João Dória divulgou o lançamento do IncentivAuto, programa que visa redução de até 25% no ICMS para produtos oriundos de novos investimentos da indústria automobilística. Para terem acesso ao benefício, as fabricantes precisarão cumprir alguns requisitos, dentre eles o investimento mínimo de R$ 1 bilhão, geração de ao menos 400 postos de trabalho e aplicação integral do capital no Estado de SP. Ainda não há informações sobre como a Hyundai irá atender ao novo recurso.