Toyota Yaris se destaca pelo baixo consumo e pela segurança na comparação com o rival Hyundai HB20 da linha 2019
Caue Lire/iG Carros
Toyota Yaris se destaca pelo baixo consumo e pela segurança na comparação com o rival Hyundai HB20 da linha 2019

Demorou bastante para a Toyota entrar na briga entre os hatches compactos no Brasil.  E não é de hoje que a disputa pela liderança do segmento não é nem um pouco fácil. Mas a marca japonesa chegou confiante. Até demais, se for levado em conta o que resolveu cobrar pelo Toyota Yaris hatch topo de linha, que têm uma série de qualidades, mas tem preço sugerido de nada menos que R$ 79.990.

LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan encara o rival Honda City. Qual vence?

Tudo bem que o Toyota Yaris XLS vem com controle eletrônico de estabilidade, teto solar elétrico e bancos de couro entre os itens de série, mas seu porte é compatível com o do rival Hyundai HB20 Premium, também a versão mais bem equipada da linha, mas que sai por mais acesssíveis R$ 66.790 na linha 2019, cujas principais novidades incluem a central multimídia com TV digital de série, compatível com Android Auto e Apple Car Play, além de aceitar o aplicativo Waze.

Pois é, de um lado o apelo da novidade do Yaris, mais econômico e com mais itens de segurança, inclusive, por ter 7 airbags na versão XLS avaliada. De outro o bem equipado Hyundai, que já está no final do ciclo da atual geração, mas tem uma relação entre custo e benefício mais interessante e um conjunto bem acertado para o uso no dia a dia como veremos mais adiante. A briga é boa.

 Um dos pontos que mais chamaram atenção ao rodar com o Yaris foi a economia de combustível. O carro vem com  motor 1.5, que rende até 110 cv e 14,9 kgfm de torque a 4.000 rpm que funciona com câmbio CVT para simular até 7 marchas. De acordo com os dados do Inmetro, apenas com etanol no tanque, o hatch é capaz de fazer 8,9 km/l na cidade e 10,6 kml na estrada, ante 7,1 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, do HB20. 

LEIA MAIS: Hyundai HB20 2019 chega com novidades visuais e nos equipamentos

O motor 1.5 flex do Toyota cumpre bem o seu papel, mas não é tão eficiente quanto o 1.6 da Hyundai, com uma potência específica de 73,3 cv/litro ante 80 cv/litro da marca coreana, que vem com variador de fase no comando de válvulas na fase de admissão (no rival também na exaustão) e funciona com câmbio automático, com conversor de torque e seis marchas.  Na prática, o HB20 consegue ter melhor desempenho, com acelerações e retomadas mais rápidas.

Dizem as fabricantes que o HB20 acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, ante 12 s do Yaris, que se mostra mais voltado ao conforto, sem nenhuma pretensão esportiva, ao contrário do concorrente, que apresenta mais ânimo ao ser provocado no acelerador. 

Pareo duro

Toyota Yaris poderia ter interior mais caprichado pelo preço que custa. Topo de linha do hatch beira os R$ 80 mil
Cauê Lira/iG Carros
Toyota Yaris poderia ter interior mais caprichado pelo preço que custa. Topo de linha do hatch beira os R$ 80 mil

Se Toyota é mais econômico e seguro, o Hyundai anda mais e tem melhor custo benefício. Mas o Yaris contra-ataca com uma direção com assistência elétrica, que o rival HB20 ainda não tem. Entretanto, o conjunto da Hyundai é bem acertado, o que inclui a suspensão que consegue absorver bem as irregularidades do piso e manter boa estabilidade nas curvas. Ambos contam com visibilidade adequada e retrovisores que se recolhem eletricamente. Porém, o volante do hatch da marca japonesa não tem ajuste de profundidade (de série no HB20), apenas de altura. 

Os dois se equivalem quando o assunto é distância entre-eixos (2,55 m do Yaris e 2,50 m do HB20) e porta-malas (310 litros do Toyota e 300 litros do Hyundai, repectivamente). Mas o Yaris tem um interior um pouco mais moderno com detalhes como partida por botão, quadro de instrumentos com mostrador digital maior.  O HB20 tentou disfarçar a idade com uma nova iluminação do cluster , mais moderna, com luz branca, mas já pede mudanças mais significativas. Contudo, mesmo sendo R$ 13.200 mais em conta, o Hyundai tem acabamento ligeiramente mais caprichado que o Toyota, o que pode ser notado pelo revestimento das portas.

Hyundai HB20 já precisa de mais mudanças e tem interior um pouco mais antiquado que o do Toyota Yaris
Divulgação
Hyundai HB20 já precisa de mais mudanças e tem interior um pouco mais antiquado que o do Toyota Yaris

 A lista de equipamentos de ambos vem bem recheada e inclui itens com oar-condicionado digital, faróis com acendimento automatico e luz diurna de LED, computador de bordo, volante multifuncional, rodas de liga-leve, conexão USB, ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, entre outros itens. As principais vantagens do Toyota são 7 airbags, teto solar, câmera de ré a direção elétrica, mas a central multimídia do Hyundai é mais completa e funciona melhor e há sensores nos para-choques traseiros,  estranhamente não disponíveis no Yaris.

LEIA MAIS: Hyundai i20 deve antecipar mudanças que serão adotadas no HB20 brasileiro

Conclusão

No final das contas, o Toyota Yaris XLS sai com uma vitória bem apertada na comparação com o Hyundai, que está no limite do que consegue oferecer antes de mudar de geração, o que deverá acontecer entre o fim do ano que vem e o início de 2020. Quando estiver totalmente renovado, o HB20 terá condições de entrar na briga com mais força não apenas contra o Yaris, mas diante de outros rivais de peso, como VW Polo, Peugeot 208, Ford Fiesta, Fiat Argo e companhia.

Ficha Técnica - Hyundai HB20 Premium

Preço: a partir de R$ 66.790

Motor:  1.6, quatro cilindros, flex

Potência:  128 cv (E) / 122 cv (G) a 6.000 rpm

Torque:  16,5 kgfm (E) / 16 (G) a 5.000 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Você viu?

Pneus:  185/55 R15

Dimensões: 3,92 m (comprimento) / 1,68 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,50 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo gasolina: 9,9 km/l (cidade) / 12,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 10,6 segundos 

Velocidade máxima: 190 km/h 

Ficha Técnica - Toyota Yaris XLS

Preço: a partir de R$ 79.990

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 310 litros 

Consumo gasolina: 12,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 11,8 segundos

Velocidade máxima:  173 km/h

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!