Novo equipamento que fica no interior do carro, patenteado pela Toyota, procura inibir a ação de gatunos de plantão
Divulgação
Novo equipamento que fica no interior do carro, patenteado pela Toyota, procura inibir a ação de gatunos de plantão

A Toyota criou uma patente um tanto quanto curiosa. Trata-se de um sistema de borrifador de fragrâncias, que detecta os usuários do veículo por meio da identificação do celular e libera o odor de preferência. O dispositivo também é capaz de “desodorizar” o veículo quando os ocupantes chegarem ao fim do trajeto.

LEIA MAIS: Moto elétrica traz celulares da Samsung no lugar dos retrovisores

Por outro lado, um outro aspecto do sistema patenteado ganhou a atenção do público na internet. A Toyota diz que, caso o sistema de segurança venha a detectar uma tentativa de ignição involuntária na atuação de um bandido, spray de pimenta poderá ser borrifado contra os meliantes.

Outras marcas já ofereceram borrifadores de fragrâncias no passado. Muitos devem lembrar da antiga linha Citroën C4 , bem como o DS3, onde o cliente deveria comprar o frasco com sua essência favorita para borrifá-la no interior do veículo. Mas essa é a primeira vez que uma fabricante transforma este recurso em uma arma.

LEIA MAIS: Carro voador é atração no Salão de Genebra 2019

O público não reagiu tão bem ao recurso na internet. E se ocorrer uma falha no sistema e o borrifador lançar spray de pimenta no proprietário? Ele também poderia ser liberado após uma batida? Um mecânico teria que desabilitar o sistema para fazer a manutenção em segurança? Vale lembrar que o fato do sistema já aparecer patenteado não significa que a Toyota irá lançá-lo.

Além do sistema de segurança da Toyota

Muito além dos sistema de segurança da Toyota, temos o Cadillac One que é utilizado pelo presidente dos EUA
Divulgação
Muito além dos sistema de segurança da Toyota, temos o Cadillac One que é utilizado pelo presidente dos EUA

Apesar da curiosidade, o sistema da Toyota não é o único que utiliza spray de pimenta como uma ferramenta de defesa. O Cadillac One, carro presidencial dos Estados Unidos, é um verdadeiro caveirão de luxo. Entre seus vários dispositivos de defesa, como estrutura de titânio no chassi e portas reforçadas com 20 cm de espessura, o veículo conta com canhões de gás lacrimogêneo.

LEIA MAIS: Kombi feita de lego tem 700 kg, com mais 400 mil peças

Em caso mais extremo que a Toyota , os pneus também são reforçados e à prova de tiro, furo e rasgo. Mesmo se forem avariados, sua estrutura de aço é capaz de manter o carro em movimento em situações de emergência. O motorista, claro, passa por um verdadeiro teste das autoridades de segurança para dirigir em condições extremas, como atentados terroristas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!