A Volkswagen segue acelerando a chegada de novos SUVs no mercado latino-americano. Depois do T-Cross, a marca trabalha para lançar o VW Tarek em 2020. E o novo passo para a chegada do novo modelo médio foi a ideia de suspender o trabalho de 10% dos 400 funcionários da fábrica em Pacheco (Argentina), de maneira rotativa, até o carro começar a sair da linha de montagem.
LEIA MAIS: Volkswagen revela novo SUV médio por completo, rival do Jeep Compass
Como parte do plano, quem estiver temporariamente afastado, vai receber 75% do salário. Até que o VW Tarek comece a ser produzido, fábrica na Argentina vai montar apenas a picape média Amarok. Além disso, já foi encerrada a produção da versão perua do Fox, conhecida como SpaceFox no Brasil e Suran no mercado argentino.
O SUV médio Tarek será o primeiro modelo da Volkswagen fabricado na Argentina a ser equipado com a plataforma MQB-A, a mesma utilizada no hatch médio Golf e outros modelos do Grupo VW. O início da produção está marcado para o fim do ano para que o lançamento aconteça nos primeiros meses de 2020.
LEIA MAIS: VW deixa de fabricar a perua SpaceFox na Argentina. Saiba mais detalhes
Depois do VW Tarek
A ofensiva de lançamentos de SUVs da Volkswagen vai continuar intensa até o fim de 2020, quando a marca terá que lançar 5 modelos do segmento. Portanto, além de Tiguan, T-Cross e Tarek, deverá aparecer um subcompacto, que será feito em Taubaté (SP) com a arquitetura MQB-A0, uma versão encurtada da que é usada no Polo.
LEIA MAIS: Linha de SUVs tornou-se mais importante que ter gama de hatches e sedãs
Trata-se da evolução do protótipo Taigun, que chegou a ser engavetado pela Volkswagen e cuja projeção foi feita pelo designer Kleber Silva. É provável que a novidade não seja exatamente um SUV, mas um crossover, seguindo o exemplo do Honda WR-V.
O novo modelo da Volkswagen que será feito no interior de São Paulo não estará sozinho no mercado, uma vez que outras marcas também planejam entrar no segmento. Uma delas é a Jeep, que tem nos planos fazer um jipinho menor que o Renegade.
LEIA MAIS: Skoda Kamiq europeu antecipa características do futuro SUV médio da VW
A Hyundai também vai mostrar seu mini SUV, menor que o Creta. Esse ainda não está com chegada garantida ao Brasil, mas há chances no futuro. O carro terá visual arrojado, que segue o estilo dos lançamentos globais mais recentes da marca, entre os quais o Kona e o novo Santa Fe. Faz parte dos novos SUVs que estão para chegar, assim como o VW Tarek .