Skoda Kamiq será atração da marca tcheca no Salão de Genebra 2019, entre os dias 5 e 17 de março
Divulgação
Skoda Kamiq será atração da marca tcheca no Salão de Genebra 2019, entre os dias 5 e 17 de março

O Salão de Genebra 2019 (Suíça) será aberto ao público entre 7 e 17 de março, mas alguns dos lançamentos mais importantes para o mercado europeu já surgem em fotos oficiais. Este é o caso do Skoda Kamiq, o novo SUV médio da marca tcheca pertencente ao Grupo Volkswagen. O modelo  está bem longe do Brasil, mas antecipa alguns detalhes que veremos no futuro VW Tarek que será trazido da Arfgentina, a partir do ano que vem.

LEIA MAIS: Projeção antecipa visual da próxima geração do Peugeot 2008

O Grupo Volkswagen padroniza os lançamentos entre suas marcas. Dessa forma, o Skoda Kodiaq compartilha sua base com o Tiguan, o compacto Karoq corresponde ao nosso T-Cross e o Kamiq do Salão de Genebra 2019 , consequentemente, se assemelha ao futuro Tarek. O mesmo acontece entre os utilitários esportivos da marca espanhola Seat, que também do Grupo Volkswagen.

Algumas mudanças foram adotadas no modelo europeu em comparação com a versão chinesa lançada no último ano. De acordo com a marca, a versão do velho continente será “rigorosamente mais avançada”, nas palavras do próprio chefe do departamento de design da Skoda, Oliver Stefani.

LEIA MAIS: VW antecipa fotos e detalhes da versão esportiva do SUV T-Roc

Dessa forma, o modelo trará faróis de LED com acabamento especial, deixando-os parecidos com  placas luminosas. Os lustres foram divididos em duas sessões, num design que tem se tornado bem comum entre os SUVs mais recentes (Citroën C4 Cactus e o futuro utilitário da Fiat, para mencionar alguns exemplos). Um grande anteparo reafirma as características aventureiras do Kamiq.

As lanternas traseiras em formato de “L” trazem um design diferenciado em relação aos irmãos Kodiaq e Karoq. Seu desenho alto impõe um caráter mais robusto ao modelo de linhas simples.

Revelações para o Salão de Genebra 2019

Eia a versão chinesa do Skoda Kamiq, que será oficializado como um modelo europeu no Salão de Genebra 2019
Divulgação
Eia a versão chinesa do Skoda Kamiq, que será oficializado como um modelo europeu no Salão de Genebra 2019

Por dentro, o Kamiq europeu não é tão diferente do modelo chinês. Destaque para o cockpit virtual com tela de 10 polegadas, junto de um sistema de 9,2 ‘’ com todas as funções de conectividade e mídia. Detalhes serão revelados na próxima semana, mas podemos afirmar que o modelo terá conectividades com Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos dianteiros e traseiros aquecidos trazem revestimento em suede com microfibra, além de luz ambiente e um sistema de áudio premium com 10 alto-falantes.

O Kamiq é feito sob a mesma plataforma MQB de Tiguan, T-Cross , Polo e Jetta. Tem 4,24 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,5 m de altura. A distância entre-eixos se estende por 2,65 metros. Comparando suas dimensões ao nosso Jeep Compass, o Kamiq é quase 20 centímetros menor, 3 cm mais estreito e 13 cm mais baixo, mas isso não significa que o nosso VW Tarek terá as mesmas dimensões. Como já foi dito anteriormente, o T-Cross nacional é maior em relação ao modelo europeu.

LEIA MAIS: Lembra dela? Nissan revela nova geração da minivan Livina

Seu porta-malas tem capacidade para 400 litros, saltando para 1.395 com os bancos rebatidos. Na Europa, terá cinco opções de motorização, todos com injeção direta, sobrealimentação por turbina e sistema de recuperação de energia: 1.0 TSI com três cilindros e opções de 95 cv (manual) e 115 cv (automático), 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv, 1.6 turbodiesel de 115 cv e 1.0 movido a gás natural com 90 cv.

Irmão do Kamiq do Salão de Genebra 2019, o VW Tarek já foi mostrado na China. O design aindapoderá ser adaptado
Divulgação
Irmão do Kamiq do Salão de Genebra 2019, o VW Tarek já foi mostrado na China. O design aindapoderá ser adaptado

Voltando para nossa realidade, o SUV Tarek será fabricado na Argentina. Para liberar espaço no Complexo Industrial de Pacheco, a marca já encerrou a produção da perua compacta SpaceFox, leiloando sua linha de montagem. Nos resta aguardar pela revelação do Skoda Karoq no Salão de Genebra 2019 para aprendermos um pouco mais sobre como será o novo SUV médio da VW.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!