A Honda inaugura oficialmente a fábrica em Itirapina (SP), onde passará a ficar concentrada toda produção da marca no Brasil até 2021. Durante discurso na cerimônia de abertura da linha de montagem, o presidente da Honda América do Sul, Issao Misoguchi revelou que a marca vai trazer três híbridos ao País até 2023.
LEIA MAIS: Honda HR-V chega com novo visual e equipamentos na linha 2019
Sobre os híbridos, a Honda não disse mais nada. Porém, entre os três modelos mais prováveis que deverão desembarcar no Brasil estão o SUV CR-V, o sedã Accord e o rival do Toyota Prius, o Insight, sobre os quais falaremos mais adiante.
Agora, pelo o que apurou a reportagem de iG Carros junto com uma fonte ligada à Honda, é que a nova versão topo de linha do SUV HR-V, a Touring com motor 1.5 turbo, chegará às lojas no Brasil a partir de junho próximo.
Tomando como base o Honda HR-V Sport vendido na Europa, o carro deverá ter cerca de 180 cv e 22,5 kgfm de torque. No sistema de transmissão, assim como as outras versões do SUV, será oferecido câmbio automático do tipo CVT.
Entre outros itens, a suspensão do HR-V Touring turbinado deverá ser recalibrada. Além disso, a direção também passará a receber novos ajustes e a parte aerodinâmica contará com defletores de ar nas laterais, o que ajudará a compor um visual mais arrojado.
LEIA MAIS: Honda Accord 2019: aceleramos a nova geração do sedã de luxo, de 256 cv
E no interior é possível que apliquem costuras vermelhas no revestimento de couro, tanto nos bancos quanto no painel e em detalhes, como a coifa da manopla de câmbio. Pedais de alumínio perfurado também devem estar no pacote de itens exclusivos.
Três híbridos da Honda até 2023
A Honda não quer ficar de fora da guerra dos híbridos. E confirmou que terá três modelos no gênero no Brasil, sem falar dos modelos que virão. Porém, um deles, deverá ser o Insight . O carro vem equipado com motor 1.5, aspirado, ciclo Atkinson, que gera 108 cv e 13,7 kgfm e funciona em conjunto com outro elétrico, de 152 cv e 27,2 kgfm.
De acordo com números da Honda, o Insight é capaz de fazer 23,4 km/l e vem com algus itens sofisficados, como sistema que reconhece placas de trânsito, alertas de colisão e mudança indevida de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros itens.
O SUV CR-V híbrido é outro cotado a chegar ao Brasil até 2023. Tem motor 2.0, também Atkinson mais econômico que o tradicional de ciclo Otto), que junto com o motor elétrico soma 184 cv e 32,1 kgfm de torque. E o terceiro modelo da Honda poderá ser o sedã Accord, já vendido no Brasil com motor apenas a combustão.
LEIA MAIS: Honda CR-V: ele é melhor que Chevrolet Equinox e VW Tiguan? Veja vídeo
Na versão híbrida, o Honda Accord com o mesmo conjunto mecânico do CR-V e com capacidade de fazer uma média de 14 km/l de gasolina, considerando os números da fabricante a gasolina dos EUA, sem os 27% de etanol adotados no Brasil.