O Salão de Xangai 2019 é um dos maiores eventos do universo automotivo. Desde 1985, foi conquistando espaço entre os mais importantes, ao lado de Frankfurt, Genebra, Paris e Tóquio. Claro, muito disso se deve ao status que o mercado chinês ganhou nas estratégias globais de todas as fabricantes. Uma marca que não é forte na China dificilmente pode ser considerada grande em uma larga escala.

LEIA MAIS: Nissan Versa: nova geração é apresentada, e deve chegar ao Brasil em 2020

Apesar de acontecer literalmente do outro lado do mundo, o Salão de Xangai 2019 ainda conta com alguns lançamentos e conceitos que interessam ao noss mercado. Para que você não fique perdido no meio de tantos carros, a reportagem do iG enumera os cinco modelos mostrados no evento asiático que dizem respeito ao Brasil.

1 - VW I.D. Roomzz Concept

VW Roomzz será o novo SUV global da marca no Salão de Xangai 2019. Modelo mira o sucesso da Tesla
Divulgação
VW Roomzz será o novo SUV global da marca no Salão de Xangai 2019. Modelo mira o sucesso da Tesla

Todas as fabricantes estão preparando seus arsenais contra a Tesla. A marca americana ganhou as ruas de todo o mundo com seus veículos elétricos, luxuosos e conectados. Claro que a Volkswagen não ficaria de fora, apresentando o novo SUV conceitual Roomzz no Salão de Xangai.

O modelo integra a mesma família I.D. do VW Crozz, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. A diferença fica por conta do status: o Roomzz é maior (com 5 metros de comprimento) e mais luxuoso que o Crozz. Com bateria de 82 kWh, tem autonomia de 450 km com apenas uma carga. Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente para o Brasil, o plano da Volkswagen é que a família I.D. de elétricos seja uma linha global.

2 - Chevrolet Onix Sedan

O Chevrolet Onix Sedan do Salão de Xangai 2019 já foi mostrado no Brasil. Chegará no fim do ano
Divulgação
O Chevrolet Onix Sedan do Salão de Xangai 2019 já foi mostrado no Brasil. Chegará no fim do ano

Talvez este seja o maior mistério da última semana. Ao menos na China, o Chevrolet Prisma se tornou Onix Sedan . Isso também deverá acontecer no Brasil, onde o modelo já está sendo testado. A intenção é utilizar a força do nome “Onix” para alavancar as vendas do compacto com motor 1.0 turbo.

LEIA MAIS: Vazam fotos do novo VW Virtus GTS antes da estreia nacional

Conforme afirmou Gregório Del Rio, engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM, o carro chegará ao Brasil no fim de 2019, com o mais novo motor de três cilindros, turbo, bem como aços mais leves e resistentes para uma composição estrutural com mais qualidade. Será o mesmo que já foi revelado para o mercado chinês e será posicionado entre o Prisma atual e o Cobalt. Ao contrário do que se imaginava, nenhum modelo atual sairá de linha.

Você viu?

3 - Audi AI:ME Concept

Entre os elétricos do Salão de Xangai 2019, o Audi AI:ME prevê o futuro da mobilidade urbana
Divulgação
Entre os elétricos do Salão de Xangai 2019, o Audi AI:ME prevê o futuro da mobilidade urbana

O novo protótipo da marca das quatro argolas traz a visão sobre como será a mobilidade urbana no futuro. O AI:ME é compacto, conectado e autônomo, visando um “refúgio de alta tecnologia durante congestionamentos”.

Como seu nome sugere, o AI (de inteligência artificial) é capaz de aprender e pensar com seus passageiros. O modelo pode interagir com as redondezas e passageiros, adaptando-se ante a necessidade de quem está no habitáculo. Assim como a família I.D. da Volkswagen, os novos carros elétricos da Audi também serão projetos globais.

4 - Mercedes-Benz GLB Concept

O Mercedes-Benz GLB surge no Salão de Xangai 2019 para preencher a lacuna que existe entre GLA e GLC
Divulgação
O Mercedes-Benz GLB surge no Salão de Xangai 2019 para preencher a lacuna que existe entre GLA e GLC

A Mercedes viu a necessidade de criar uma ponte entre os utilitários GLA e GLC. Com isso em mente, o GLB é atração da marca para o Salão de Xangai 2019, com visual off-road e a capacidade de levar até sete passageiros.

LEIA MAIS: Toyota apresenta robô que não erra cestas de 3 pontos no basquete

Fato interessante é que a marca, acostumada a acentuar o luxo de seus utilitários, optou por uma característica mais descolada. Lanternas, grades e inserções ganham formato mais quadriculado, contando ainda com pneus de terra da BF Goodrich e rack no teto com iluminação nativa. Entre as marcas do trio de ferro alemão, a Mercedes-Benz é a única que disponibiliza toda a sua gama internacional no Brasil. Dificilmente deixariam de trazer um utilitário deste porte para cá.

5 - Renault City K-ZE

Sobre o Renault City K-ZE mostrado no Salão de Xangai 2019, a marca diz que não motivos para não vendê-lo por aqui
Divulgação
Sobre o Renault City K-ZE mostrado no Salão de Xangai 2019, a marca diz que não motivos para não vendê-lo por aqui

A marca francesa tem um plano ambicioso para alavancar suas vendas na China. E uma das etapas contará com o lançamento do novo Renault Kwid elétrico, mostrado como o protótipo K-ZE.

Com vários modos de carregamento, o modelo é compatível com diversos tipos de tomadas domésticas de 220V. De acordo com a marca, uma carga de 80% no protótipo do Salão de Xangai 2019 leva apenas 50 minutos para acontecer. Perguntada sobre a possibilidade de um Kwid elétrico para o Brasil, a Renault respondeu à nossa reportagem que “nada impede sua venda no País”. Você compraria? Deixe a resposta nos comentários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!