Conforme adiantado por Motor Show em maio do ano passado , a VW deve mesmo fabricar no Brasil a partir de 2020 um “crossover revolucionário”, feito sobre a base do Polo, mas com design e nome próprio, com estilo mais próximo ao de um SUV-cupê. Nesta terça-feira (30), parceiros do Motor1 Brasil revelaram qual deverá ser o nome do carro: T-Sport.
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Fonte ligada à VW em contato com Motor Show confirmou que o modelo vai chegar para atacar aventureiros como Honda WR-V, Chevrolet Onix Activ, Fiat Argo Trekking, Hyundai HB20X, Ford Ka Freestyle, Caoa-Chery Tiggo2 e Renault Sandero Stepway, entre outros. Segundo nossa fonte, esse carro será um “aventureiro com algo a mais”, o “crossover revolucionário” e o primeiro “SUV-cupê” acessível do mercado. De certa forma, ele será o substituto oficial do CrossFox, aposentado discretamente durante o ano passado.
Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América do Sul, revelou em entrevista ao Estadão Conteúdo , também no ano passado, que este novo carro será apresentado em 2020 e que a fábrica de São Bernardo já começou a preparação da linha para recebê-lo.
Também de acordo com nossa fonte, o T-Sport surge em 2020 e deve custar algo entre R$ 69 mil e R$ 89 mil. Ele terá tração só dianteira (afinal, sua proposta é urbana) e motores apenas turbinados com injeção direta – apostamos apenas no 1.0 TSI, mas com potências diferentes. As versões de entrada e intermediária virão com o 3 cilindros 1.0 TSI com até 105 cv e 17,2 kgfm associado a um câmbio manual de seis marchas.
Já a topo de linha deverá ter powertrain igual ao do Polo: o “mesmo” 3 cilindros 1.0, mas com 128 cv e 20,4 kgfm e transmissão automática de seis marchas. As duas motorizações vão combinar bom desempenho e baixo consumo.
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A cabine não terá surpresas, repetindo o que se vê em Polo, Virtus e T-Cross: racionalidade e bom espaço (porém pessoas mais altas devem sofrer na parte de trás com a forma do teto). Design interno e acabamento serão simples, com plásticos duros – mas opcionalmente incrementados pelo painel digital configurável, como no resto da família.
Já o porta-malas sempre se perde quando a prioridade é o design, então não espere mais que 300 litros. Afinal no futuro T-Sport, mais até que o de costume, o que importa é o visual.
SUV CUPÊ?
Mas o que é um SUV cupê? Basicamente, um utilitário-esportivo de cintura alta e teto com linhas descendentes em direção à traseira, com coluna C (ou C e D) mais inclinada. Não há vantagem no espaço da cabine, pelo contrário. O motivo de existirem é mercadológico. Os SUV cupês pretendem conquistar os mais jovens e/ou “descolados”. No lugar dos clientes com 35 a 60 anos, eles vão procurar os de 25 a 40.
Essa inusitada combinação de carrocerias (classificada também como crossover – ou “mistura”) foi criada em 2005 pelo (criticado) sul-coreano SsangYong Actyon, para se popularizar em 2008 com o BMW X6, batizado com a sigla diferentona SAC (de Sports Activity Coupé ou Cupê para Atividades Esportivas), diferenciando-o dos SAVs ( Sports Activity Vehicles ou Veículos para Atividades Esportivas), como a BMW chama o que para todo mundo são SUVs (Sport Utility Vehicles ou Veículos Utilitários Esportivos).
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Nós preferimos SUV cupê mesmo, pois mistura características de SUV – rodas grandes, maior vão livre do solo e posição de dirigir elevada – com um design esportivo que remete a legítimos cupês (não tão legítimos, pois de quatro portas; outra “invenção” recente). É por isso que, mesmo sendo em muitos pontos similar ao T-Cross – que é oficialmente o “SUV do VW Polo” – o T-Sport não irá se sobrepor a ele na linha nem “canibalizá-lo”. Até porque será simplificado em alguns pontos para ficar (um pouquinho) mais barato.